A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), por meio de sua equipe de Assessoria Pedagógica, iniciou nesta terça-feira (18) a 2º Edição do Grupo de Formação Continuada – Por Onde Andas Leitor, na sede da própria Secretaria. O grupo tem como objetivo a discussão sobre a importância das narrativas como parte de vários tipos de experiência de conhecimento humano e formação da identidade profissional do professor.
Segundo Annete Lopes Sejópoles Modesto, da Assessoria Pedagógica da SEMEC, a função principal dos encontros e estudos que ocorrem desde 2013, é propiciar diferentes situações de contato com a arte da narração e leitura da ficção para crianças e jovens que pudessem ser inspiradoras de ações educativas, culturais, sociais e estéticas.
“As atividades do Por onde Andas sempre foram pensadas com base nas ideias de Edmir Perrotti, pesquisador, escritor e professor de Literatura, que defende a existência de um professor leitor mais sensível ao efeito estético provocado pela leitura do texto literário. Por isso, valorizamos a arte de ler e contar histórias para as crianças. Afinal, como em todas as outras artes, podemos aprender a contar histórias contando, escutando alguém contar e pesquisando os diferentes contextos que envolvem essa manifestação artística tão antiga”, explicou Annete.
Para instigar os participantes a perceberem e captar momentos mágicos, com o efeito estético promovido pela arte de escrever, ler, contar e recontar histórias, a equipe de Assessoria Pedagógica nomeou cada conjunto de atividades com uma metáfora:
Cafezinho literário: jogar conversa fora? Ou sintonizar-se com as ondas sonoras de outras vozes… Ou ainda dançar conforme a música de cada um? Aprender com a voz do outro;
Oficinas – O valor da escuta: atividades de leitura e escuta – Narrações de contos;
Ciranda de roda: na tocada da canção, cirandando com outros personagens, outros lugares;
Quem conta pra mim?: atividades de produção. (Oficinas de Contação de Histórias);
Nasce um leitor pesquisador: atividades de contextualização da arte narrativa e abordagens da teoria literária;
Testemunhos trocados: debates, relatos de experiências leitoras de obras literárias e surpreender-se com a descoberta alheia.
SERVIÇO
O professor da Rede Municipal de Ensino (REME) que tiver interesse de participar e ainda não foi comunicado sobre o Grupo, pode se informar junto à equipe Pedagógica que fica no antigo prédio da Biblioteca Municipal Rosário Congro, ao lado do Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria, localizado à RuaAlexandre Costa com a Rua Paranaíba, próximo à Lagoa Maior, no Centro, ou em sua unidade escolar.
Assessoria de Comunicação