O vice-prefeito Luiz Akira (DEM), que no ato representou a prefeita Marcia Moura (PMDB), assistiu ao desfile das Escolas de Samba Acadêmicos Unidos de Três Lagoas, X-15 da Vila Piloto e Estação Primeira Três Lagoas, na noite deste domingo (02) na Avenida Rosário Congro. A vice-governadora de Mato Grosso do Sul Simone Tebet (PMDB), o deputado Estadual Eduardo Rocha (PMDB) e o secretário de Habitação do Estado e das Cidades, Carlos Marun também prestigiaram o desfile de carnaval.
A população lotou as calçadas, desde o cruzamento da Avenida Rosário Congro com a Rua Elviro Mário Mancini até o início da Avenida Antônio Trajano, próximo a Praça Senador Ramez Tebet, local onde finalizava o desfile das Escolas de Samba.
O Desfile de Carnaval teve inicio com o desfile da Escola de Samba X-15 da Vila Piloto com o samba enredo voltado ao tema “Diversidade”, com enfoque na divergência das raças. Os sambistas desliaram ao som da música “Universos Multicolor, ser diferente é normal”.
No refrão a música claramente trazia o objetivo da mensagem: “Ser branco na cor, ser negro na raça, miscigenada é nossa raiz. Ser diferente é normal…”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico Luciano Dutra desfilou na Avenida pela Escola X-15.
A segunda Escola a passar pela avenida foi Acadêmicos Unidos de Três Lagoas, pioneira na Cidade, fundada em 1972. A escola trouxe para a Avenida o tema “Era uma vez…” uma alusão a forma muito usada de iniciar uma estória, retratando contos como, O caçador; Alice; Chapeuzinho Vermelho; O Gato Risonho e outros.
Em uma das alas a escola retratou o “Mundo da imaginação”, onde teve participação do vereador Adão da Apae (PMDB).
A terceira e última Escola a entrar na Avenida foi à campeã do Carnaval 2013, Estação Primeira Três Lagoas com o enredo “Três Lagoas, hoje e sempre a princesinha do Rio Paraná” contando de forma lúdica e alegre um pouco da história da cidade de Três Lagoas, desde sua fundação até os dias atuais. O samba enredo fez referência aos primeiros habitantes de Três Lagoas, os índios Ofaiés e aos seus pioneiros que partiram de Paranaíba para ocupar estas terras.
Em uma das alas o samba enredo reverenciou lugares como o Jupiá, a fauna, ala em que desfilou o vereador Gil do Jupiá (PSB).
Um grupo composto por cinco jurados avaliou e pontuou os principais quesitos, como, samba enredo, evolução, mestre sala e porta bandeira, comissão de frente e outros.
Ao som dos tamborins a Assessora do Departamento de Cultura Vickie Vituri acompanhou o desfile de todas as Escolas junto do secretário Walter Silva – “Hulck”, (Esporte), Eliane Brilhante (Saúde) e os vereadores Tonhão (PMDB), Beto Araújo (PSD) e Sirlene da Saúde (PRB).
“Superou nossas expectativas. Todas as escolas que passaram fizeram uma maravilhosa apresentação com enredos interessantes e positivos. Isto é resultado do investimento e atenção que a prefeita tem pelo carnaval da cidade oferecendo a cada ano uma festa melhor. Vemos a avenida repleta, sinal de aprovação da população que assistiu e se divertiu”, disse Luiz Akira.
“No que depender do Departamento de Cultura vamos trazer melhorias a cada ano, sempre que possível, porque temos uma prefeita que se preocupa com o lazer da população através da comemoração de festas temáticas e tradicionais como é o carnaval”, disse Vickie Vituri.
APURAÇÃO
A apuração das notas dos jurados será nesta terça-feira, a partir das 10h no Arena Mix, onde será declarada a escola campeã do Carnaval 2014.
Assessoria de Comunicação