O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra, participou na tarde desta sexta-feira (21), no Leiloado, da entrega de certificados para 671 alunos concluintes de diversos cursos do Senai, com a presença do presidente da Fiems, Sérgio Longen e o senador Delcídio do Amaral.
Na solenidade, 168 alunos receberam seus certificados dos cursos técnicos em química, automação industrial, celulose e papel, segurança do trabalho e eletrotécnica.
Os outros 503 alunos são dos cursos de qualificação profissional de ajustador mecânico, caldeireiro, costureiro industrial do vestuário, desenhista da construção civil, operador de processos químicos, auxiliar administrativo, mecânico de máquinas industriais, assistente de planejamento e controle de produção, auxiliar de recursos humanos, eletricista industrial, mecânico de motores diesel, operador de máquinas florestais, lubrificador industrial, mecânico de bombas hidráulicas, cadista para construção civil.
Em sua fala, Sérgio Longen, destacou que ao longo de 2013 o Senai de Três Lagoas teve 11.927 matrículas efetuadas distribuídas por 68 cursos de educação profissional nas diversas modalidades e para este ano são oferecidas mais de 12 mil vagas em 72 cursos. "Estamos investindo nas pessoas, que vocês sejam agentes multiplicadores do conhecimento. Temos que defender a qualificação profissional como contribuição para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Essa é a nossa bandeira", disse.
Representando a prefeita Marcia Moura, o secretário Luciano Dutra reforçou a importância dessa parceria para qualificação da mão-de-obra local. “Essa parceria traz benefícios tanto para as pessoas que buscaram novos conhecimentos e aperfeiçoamento, quanto para as empresas durante o processo de contratação de profissionais qualificados”, explicou Luciano.
Para o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, Três Lagoas hoje representa uma parcela significativa das operações do Senai no Estado, dada sua relevância industrial no cenário de desenvolvimento. "A cidade conta com uma unidade do Senai moderna tecnologicamente, mas com a crescente demanda por qualificação, temos ampliações previstas ainda para este ano", disse.
Já o gerente da Fatec Senai Três Lagoas, Adevaldo Vasconcelos, destacou que os cursos ofertados na unidade atendem a demanda do município, principalmente, as indústrias ligadas às áreas de papel e celulose, metalmecânica, refrigeração e siderurgia. "São cursos voltados para a preparação de profissionais para os postos de trabalho nessas áreas. Também estamos com foco na expansão da Eldorado, que deve gerar novas vagas", afirmou.
Assessoria de Comunicação