O vice-prefeito Luiz Akira (DEM) participou da primeira reunião do Fórum de Turismo da Região Costa Leste – MS 2014, realizado na sede do Sebrae com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico Luciano Dutra, da gerente do Sebrae local, Josi Signori e representantes de outros municípios.
O gerente de Desenvolvimento da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Jean Carlos, palestrou sobre “A importância do Turismo como potencial econômico”, apontando as necessidades para desenvolvimento do turismo, explorando-se as belezas naturais e potencialidades no setor de cada município da região Costa Leste.
“Precisamos focar no diferencial de cada cidade, o que é mais forte em cada local, o que pode ser desenvolvido e expandido no objetivo de angariarmos recursos para fomentar as especificidades do turismo no Estado”, explicou Jean.
Jean destacou sobre a tendência turística da região “nós temos em Três Lagoas acontecendo o turismo de negócios, não só aqui, mas em outras cidades, temos os rios, belos locais de lazer e muito mais. O turismo náutico é algo que precisa de investimento e precisa ser mais bem discutido, pois já é uma realidade. Trabalhar com o que temos divulgar e melhorar do que dispomos para que as pessoas conheçam”, disse Jean.
Para o vice-prefeito, a discussão do tema e integração entre os municípios é importante, “porque cada município pode traçar melhor o seu perfil. Através disto é possível discutir uma única politica para fortalecer o turismo local e regional. Cada Prefeitura está enxergando uma grande oportunidade de renda e atraindo divisas para o seu município. Três Lagoas já está à frente em alguns aspectos por conta da quantidade de indústrias e o número de hotéis, além do aeroporto, o que tem fortalecido o turismo de negócios”, comentou.
Durante o debate, foi definida a nova diretoria e representantes do Fórum da Costa Leste, ainda traçadas algumas metas para o calendário de eventos turísticos da Região Costa Leste.
“Três Lagoas está numa fase de pleno desenvolvimento turístico e precisa de tais metas para que projetos e ações possam ser desenvolvidos. Temos que aproveitar as nossas belezas naturais, com isto, gerando retorno aos hotéis, restaurantes e geração de emprego em todo o Estado com o turismo integrado entre municípios” pontua Luciano Dutra.
CALENDÁRIO
O diretor de Turismo Otony Ornelas comentou sobre a necessidade definir os eventos que farão parte do calendário de eventos da região.
“Existem muitas festa tradicionais que as vezes pessoas de fora não conhecem e sendo parte do calendário é possível tornar conhecido atingindo um maior número de pessoas”, explicou.
TURISMO DE NEGÓCIOS
O turismo de negócios foi um dos pontos mais comentados durante o debate e, neste sentido, Otony falou de algumas ações já desenvolvidas.
“Desenvolvemos um folder para os empresários para que eles tenham acesso com maior facilidade a restaurantes, e outros pontos da cidade. É um meio de informar e também mostrar o que a cidade oferece”, disse.
“Esta discussão promove o conhecimento e aplicação de novos métodos que auxiliam no fomento o turismo. Nós realizamos uma pesquisa nos hotéis, levantamos potenciais de leitos gerados e outros detalhes, isto despertou o interesse dos representantes de Aparecida do Taboado que já fizeram o mesmo trabalho na cidade, bem como, nos interessamos em criar uma Lei de incentivo ao turismo local, que já existe em Aparecida do Taboado, ou seja, é da troca de ideias que surgem novos interesses e fortalecimento para buscar recursos”, disse.
Assessoria de Comunicação