A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) distribuirá lote de 850 coleiras, a partir de maio deste ano.
A aquisição das coleiras scalibor, de prevenção à leishmaniose canina, foi determinada pela prefeita Marcia Moura (PMDB), atendendo a Requerimento do vereador Beto Araújo (PSD), aprovado em Plenário pelos demais vereadores.
Esse lote de coleiras encontra-se no CCZ e será distribuído, “observando-se uma série de critérios, para que obtenhamos o melhor resultado possível desse investimento da Prefeitura de Três Lagoas”, observou o diretor do CCZ, médico veterinário Antônio Luiz Teixeira Empke.
Entre os critérios a serem adotados, estão a escolha de determinado Bairro e a saúde do animal, explicou o médico veterinário.
“Vamos escolher um bairro ou mais, avaliados como área intensa, isto é, onde são notificados e confirmados mais casos de leishmaniose em pessoas”, informou.
Essa avaliação somente será possível após a realização de inquérito canino, previsto para maio “que nos dará resultados de exames laboratoriais de sangue dos cães”, observou.
Segundo o diretor do CCZ, recomenda-se que a referida coleira seja colocada apenas nos cães com resultado negativo de leishmaniose.
Além disso, “estaremos seguindo o critério de avaliação socioeconômica das famílias, responsáveis por esses animais. Portanto, as famílias de menor renda deverão ter prioridade na distribuição”, informou Antônio Empke.
Assessoria de Comunicação