A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Secretaria Municipal de Administração, por meio da idealização da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), realiza o curso “Didática para Facilitadores de Aprendizagem em Segurança e Saúde no Trabalho”, que teve início nesta terça-feira (11), no Crase “Coração de Mãe.
O curso é voltado aos profissionais que exercem entre suas atribuições a tarefa de capacitar trabalhadores em Saúde e Segurança no Trabalho e alunos concluintes de cursos de formação nessa área.
A discussão do tema tem a frente o Mestre em Educação – Tecnologista da Fundacentro, José Carlos Pesente.
“Muitos profissionais são incumbidos de fazer este treinamento, porém não têm formação específica. Por isso a importância de ministrar este curso e dotar estes profissionais com as informações necessárias e atividades práticas”, explica Pesente.
A capacitação, aberta a 30 alunos que se inscreveram previamente, segue até o dia 13 (quinta-feira), das 8h às 17h, com intervalo para almoço, nos três dias.
O objetivo é que os participantes sejam capazes de utilizar princípios didáticos adequados a aprendizes adultos, tanto na organização e gestão nas condições de ensino/aprendizagem, quanto na gestão de turmas de aprendizes, de modo a promover uma aprendizagem significativa em cursos de treinamento na área da segurança e saúde no trabalho.
O certificado será concedido aos alunos que tiverem 100% de frequência às aulas.
CONTEÚDO
A programação do curso inclui:
-Ensinar adultos: algumas questões iniciais;
-Preparando-se para o ensino, o planejamento;
-Que resultados alcançar com o ensino;
-O que ensinar, o que os aprendizes precisam aprender;
– Como ensinar, quais estratégias de ensino empregar;
-Quais recursos didáticos utilizar;
– Se houve ensino, houve aprendizagem;
– Executando a ação educativa.
Assessoria de Comunicação