A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu Coletiva de Imprensa, no início da tarde desta segunda-feira (10), no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria, nas proximidades da Orla da Lagoa Maior, para apresentar e comemorar os resultados da Gestão Compartilhada do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.
Nesse ato, estiveram presentes: prefeita Marcia Moura (PMDB); deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB); secretária municipal de Saúde Pública, Eliane Brilhante; diretora geral do Auxiliadora, irmã religiosa Aurélia Brioschi, acompanhada do diretor administrativo hospitalar, Eduardo Bristatini Otoni; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edson Queiroz; diretor técnico da Gestão Compartilhada, médico Francisco Claro Oliveira; e os vereadores Adão da Apae (PMDB), Jorge Augusto Martinho (PSD), Nilo Cândido (PDT), Beto Araújo (PSD) e Klebinho (PPS).
Antes das entrevistas da Imprensa, a prefeita e a secretária de Saúde de Três Lagoas fizeram breve relato dos resultados positivos que a população vem usufruindo com o primeiro ano da Gestão Compartilhada.
“É um dia de celebração e glória, porque, com a Gestão Compartilhada, a saúde se transformou , dando à nossa população a certeza de estarmos trilhando o caminho certo”, iniciou a prefeita Marcia Moura.
“Momentos difíceis passaram, mas os desafios e novas conquistas surgem a cada dia, com o objetivo de melhorarmos a qualidade e a eficiência do atendimento à saúde da nossa população”, observou a prefeita, antes de relatar as principais conquistas do primeiro ano da Gestão Compartilhada.
VITÓRIA E COMEMORAÇÃO
Por sua vez, a secretária Eliane Brilhante destacou a importância de lembrar o primeiro ano da Gestão Compartilhada, como “dia de vitória e comemoração”, agradecendo o apoio, envolvimento e participação de pessoas de destaque.
Brilhante se referiu à prefeita Marcia Moura, ao deputado Eduardo Rocha, à ex-secretária de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobashi; e à Câmara Municipal, pelo apoio da maioria dos vereadores.
“Com esse apoio e participação, estamos conseguindo atingir o nosso principal objetivo que é a melhoria da qualidade e eficiência do atendimento hospitalar de Três Lagoas e Região”, completou Brilhante.
Para a Irmã Aurélia, a partir da vigência da Gestão Compartilhada, “os projetos do Hospital Auxiliadora estão sendo trabalhados com eficácia e a população está sendo melhor atendida e com mais dignidade”, destacou a diretora geral do Hospital.
MELHOR SOLUÇÃO E MODELO
Para o deputado Eduardo Rocha, a efetivação da Gestão Compartilhada foi “a melhor solução para a melhoria da qualidade de atendimento à saúde da nossa população”, disse.
“Esta é uma Gestão que teve a participação da ex-secretária Beatriz Dobashi, pela sua competência e eficiente gestão na melhoria da saúde de todo o nosso Estado”, observou.
Mas, “o grande mérito do sucesso de resultados obtidos se deve à nossa prefeita Marcia Moura, pelo seu compromisso e envolvimento nas causas que visam a melhoria da qualidade de vida da nossa população, notadamente, da saúde”, disse.
“A Gestão Compartilhada da Prefeitura de Três Lagoas com o Auxiliadora serve e merece ser apresentada como modelo a outros municípios do nosso Estado”, completou o deputado.
RESULTADOS
Ao final, antes das entrevistas à Imprensa, a prefeita de Três Lagoas destacou alguns dos inúmeros resultados já obtidos na Saúde, a partir da Gestão Compartilhada, referindo-se também às parcerias que “nos deram condições de avançar na melhoria do atendimento hospitalar”, disse.
“A Cidade cresce nas indústrias, obras e empreendimentos, mas também cresce na qualidade, eficiência e quantidade de atendimentos que prestamos à nossa população”, ressaltou.
“Falar da saúde, muitas vezes, é uma tarefa pesada, mas agora queremos ressaltar nossos números positivos, as nossas conquistas durante o primeiro ano da Gestão Compartilhada”, observou.
“Pelo novo contrato foi pactuado anualmente o número de 8.016 internações/ano, sendo 3.000 na área de clínica médica, 3.240 na clínica cirúrgica, 1.200 na clínica gineco-obstétrica, 528 na clínica pediátrica e 48 na clínica psiquiátrica”, relatou a prefeita.
Marcia Moura enfatizou também os procedimentos cirúrgicos, onde até então, em algumas especialidades, os pacientes precisava ser encaminhados para Campo Grande.
“Com a contratação de novos profissionais pelo Auxiliadora e pelo Município, agora a maioria das cirurgias é realizada aqui, tais como a cirurgia de urologia e a de otorrinolaringologia”, citou.
A prefeita citou como exemplos que, em 2013, até novembro, foram realizadas 296 cirurgia. Já até dezembro do ano anterior (2012) foram apenas 90.
Em 2012 foram 45.052 procedimentos ambulatoriais, incluindo cirurgias, ultrassom, tomografias, radiologia, entre outros. Em 2013, esse número pulou para 60.366, o que corresponde a 15.314 procedimentos a mais.
Ao relatar outros resultados positivos, a prefeita disse: “fico feliz em trazer tantas notícias boas e espero em breve estar aqui novamente com mais notícias de realizações desta nossa administração e da Saúde de Três Lagoas”, completou a prefeita Marcia Moura.
Assessoria de Comunicação