A Prefeita Marcia Moura (PMDB) esteve na sede do SEST/SENAT na noite desta quarta-feira (5), onde participou da II Audiência Pública referente à elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.
O plano é desenvolvido por uma equipe especializada, da FAPEC / UFMS integrada por Comitês, Executivo e de Coordenação, com técnicos e membros da Prefeitura de Três Lagoas e Sociedade.
O debate foi ministrado pelo engenheiro Sanitarista, Francisco Valente o qual apresentou dados da Cidade e explicou o objetivo de abordar o tema com a sociedade.
“Precisamos saber dos problemas que existem e como a população enxerga essas questões referente ao saneamento básico da cidade, para que através destes diferentes pontos de vista, possamos criar algo que realmente atenderá a necessidade do município”, disse o engenheiro.
O plano envolve os serviços públicos, bem como: Abastecimento de Água Potável; Esgotamento Sanitário; Drenagem de Águas Pluviais de Chuva e Coleta domiciliar e destino do Lixo. Após aprovação pela Câmara Municipal será incorporado à Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, Plano Plurianual – PPA e Lei Orçamentária Anual – LOA, dos respectivos anos, e encaminhado aos governos Estadual e Federal, para apoio.
“São metas e ações estipuladas para até 20 anos, é extremamente necessário analisar minuciosamente todas as questões. Temos uma equipe competente à frente deste projeto, contamos com a participação da sociedade e o que couber ao Poder Público, vamos cumprir o plano em sua integralidade”, declarou a prefeita em seu pronunciamento.
“Praticamente 50% dos problemas que chegam a Câmara estão relacionados à questão ambiental. É um momento importante para nossa Cidade”, ressaltou o vereador Marcus Bazé (DEM).
A primeira audiência foi realizada no dia 25 de janeiro com moradores do Distrito de Arapuá e Garcias.
Os eventos são coordenados pelo secretário Executivo Nivaldo Girotti, o qual esteve presente na II audiência junto dos secretários municipais, Nuna Viana (Meio Ambiente), Milton Silveira (Trânsito), Fernando Pereira (Finanças), Carmen Goulart (Planejamento e Gestão), Luciano Dutra (Desenvolvimento Econômico), Walter Dias (Esportes), do vereador Jorge Martinho (PSD), alunos do curso Engenharia Ambiental das Faculdades Aems, assessores e diretores municipais e demais representantes da sociedade civil.
Nesta quinta-feira (6), o mesmo tema está sendo discutido em audiência, desde as 8h, na unidade I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, voltada às lideranças e moradores da Cidade.
Assessoria de Comunicação