A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa à população que todas as equipes do Setor de Controle e Combate de Endemias, apesar do decretado recesso de final de ano da Administração Municipal, estarão a campo em suas ações de enfrentamento à Dengue e à Leishmaniose.
Serão respeitadas apenas as datas dos feriados e as respectivas vésperas, notadamente a véspera e o dia de Natal (23 e 24 de dezembro) e a véspera e dia de Ano Novo (31 de dezembro e 1º de janeiro), informou a secretária de Saúde, Eliane Brilhante.
No período do recesso da Prefeitura de Três Lagoas, as equipes de Agentes de Combate às Endemias, Equipes do Bloqueio Químico (pulverização) e de Educação em Saúde continuarão normalmente suas ações, explicou.
“Essas ações não podem ser interrompidas, porque se faz necessária a continuidade do enfrentamento à Dengue e à Leishmaniose, principalmente, neste período de calor e de aumento das chuvas”, ressaltou Eliane Brilhante.
“Nossas equipes continuam trabalhando, mas continuamos contando com a participação e responsabilidade de cada morador para conseguirmos mais eficiência nos resultados das ações de enfrentamento à Dengue e à Leishmaniose”, completou a secretária de Saúde do município de Três Lagoas.
AÇÕES
No final do ano e mais especificamente neste período de altas temperaturas e possibilidades de aumento das chuvas, as equipes de Controle e Combate às Endemias estarão se mobilizando em ações de contenção e bloqueio dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
“Estaremos atentos na localização e eliminação dos focos, propícios à proliferação das larvas do mosquito, vetor da Dengue, principalmente nos alagados, cavidades de árvores, caixas d’água e nos quintais e interiores de residências”, explicou o coordenador de Combate a Endemias, Benício Donizete da Silva.
“Esse bloqueio químico, juntamente com as demais ações dos Agentes de Combate a Endemias, nas visitas que fazem às residências, com a participação de cada morador, é importante, principalmente, nesta época do ano, em que o calor e a água favorecem o surgimento de mais criadouros de mosquitos”, comentou Edmilson Matias. Ele é o supervisor das equipes de Bloqueio Químico.
Assessoria de Comunicação