A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, continua se mobilizando em ações específicas, voltadas para a Campanha Não Dê Esmolas, lançada oficialmente na última sexta-feira (6), no Centro de Referência Assistencial e Educacional (CRASE) Coração de Mãe.
Segundo a programação de ações desta Campanha, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e equipes parceiras estarão se mobilizando na Feira Noturna, nesta quarta-feira (11), a partir das 18h.
A mobilização consiste na abordagem das pessoas, para falar da importância e significado da Campanha Não Dê Esmola e da participação de toda a sociedade nesta mobilização social.
“Nossas equipes estarão na Feira Noturna, percorrendo as barracas, distribuindo panfletos e adesivos e conversando diretamente com as pessoas”, informou a diretora de Proteção Social Especial, professora Mara Eulália Carrara da Silva.
O objetivo desta Campanha é “orientar a sociedade civil e comerciantes a respeito dos efeitos causados pela doação de esmolas a pedintes, direitos das pessoas em situação de rua e esclarecimento dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social para o regate da cidadania e propostas de vida mais digna para sair da mendicância”, destacou Mara Carrara.
“O ato de dar esmolas, a princípio, aparenta um gesto de solidariedade e generosidade, principalmente no tempo de Natal, quando as pessoas, naturalmente são mais sensíveis a esses apelos . No entanto, deve ser evitado porque colabora para a permanência das pessoas nas ruas e cria a ilusão de que é possível viver através da mendicância”, alertou a diretora de Proteção Social Especial.
PARTICIPAÇÃO E APOIO
A Campanha Não Dê Esmola conta com todo o apoio, incentivo e participação da prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB), por meio da sua secretária de Assistência Social, professora Maria Lúcia Firmino.
Além disso, como nas demais ações da Campanha Não Dê Esmolas, já realizadas, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social contam com a participação e apoio do SEST/SENAT (Transportes), Secretaria Municipal de Saúde, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito (Deptran), Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS) e do Ministério Público.
Juntamente com essas e outras ações, já realizadas e em andamento, placas da Campanha Não Dê Esmola foram afixadas em vários pontos estratégicos de mobilização de pessoas, como pontos de ônibus e de táxi, Estação Rodoviária, Praça Senador Ramez Tebet, Escolas, Unidades de Saúde e outros.
ADESIVAGEM
Para esta quinta-feira (12), as equipes estarão se mobilizando e intensificando a Campanha Não Dê Esmola, nos principais semáforos do Centro, a partir das 7h30.
Devidamente identificadas com a camisete da Campanha, “nossas equipes, com o apoio da Polícia Militar, por meio do Pelotão de Trânsito e dos nossos Agentes de Trânsito de Depran, realizarão panfletagem e adesivagem veicular nos semáforos, nos pontos de trânsito lento e área central de Três Lagoas”, informou Mara Carrara.
Assessoria de Comunicação