A Prefeitura de Três, em parceria com a Elektro e Eco Power Soluções Tecnológicas LTDA., realizou ao longo do ano de 2013, de fevereiro a setembro, treinamento com 17 servidores de diferentes Secretarias Municipais que compõem a Unidade de Gestão Energética Municipal e no dia 21 de novembro foram certificados pela capacitação em Gestão Energética Municipal (GEM).
Os membros da unidade têm autonomia para aplicar as metodologias do Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica (PLAMGE), a fim de gerenciar e planejar o consumo de energia elétrica do Município.
A UGEM foi criada pelo Decreto nº 181, de 29 de julho de 2013, e no dia 21, os membros da unidade receberam os certificados na sede do Senai.
“Este projeto tem uma importância muito grande. Esta equipe pode ser multiplicadora deste conhecimento e desta prática do controle dos consumos de energia e podem estimular outros a realizarem em suas casas, substituições de lâmpadas, geladeiras para que se atinja o objetivo do consumo eficiente de energia. Desenvolvendo este trabalho vocês podem ser premiados pela Aneel, onde os municípios concorrem entre si para melhor gerenciamento de consumo”, disse Nilton Azambuja, diretor regional da Elektro em Três Lagoas.
A secretária de Administração, Janaína Lunardi, representou a prefeita Marcia Moura na cerimônia de entrega dos certificados.
“Em nome da prefeita, eu agradeço à Elektro por nos oferecer este projeto de extrema importância. Este projeto que inicia nos prédios públicos da Prefeitura, pode ser levado ao conhecimento de todos refletindo na população, logo este pode ser um método desenvolvido em toda a Cidade”, pontuou Janaína.
Também esteve presente na ocasião o gerente do Senai, Adevaldo Vasconcelos Reginaldo, e o coordenador Geral da UGEM, José Estevão. O vice-prefeito Luiz Akira (DEM) prestigiou o início da apresentação das diretrizes que irá compor o PLAMGE.
“Embora todos tenham muito trabalho na Prefeitura, agora esta equipe passa a receber outra missão e, eu por estar na condução dos trabalhos aqui, pude perceber o comprometimento de cada um durante este período de treinamento. Sem dúvida, teremos sucesso”, disse Estevão.
Após receberem os certificados, no mesmo dia, a equipe da UGEM cumpriu a última etapa do projeto realizando a inserção dos dados coletados em visitas técnicas nos prédios públicos municipais bem como contas de energia elétrica do município no sistema SIEM (Sistema de Informação Energética Municipal), sistema este que aprenderam a manusear durante o ano.
Com a análise dos dados coletados foi possível observar que as ações da UGEM geram resultados positivos ao Município que terá uma redução significativa com excedentes de cobrança e outros. Para isto, alguns prédios terão a troca de reatores e/ou lâmpadas para que se tenha um consumo menor e correto de energia, desenvolvendo assim a política pública de eficiência energética.
GEM
O projeto da GEM foi lançado no município no dia 07 de abril dando início ao processo de treinamento aos futuros membros da UGEM. Ao longo do ano, os membros foram devidamente treinados sobre as metodologias de Gestão Energética Municipal pelo engenheiro eletricista, Luiz Pacheco. O treinamento é aplicado pela Elektro por meio da Eco Power Soluções Tecnológicas LTDA.
“É um projeto que vai ajudar ainda mais para que o gasto com energia elétrica seja realmente eficiente e desta forma a Prefeitura não pague por algo que pode ser modificado podendo destinar o dinheiro economizado para outros fins benéficos. Na verdade temos que levar em mente duas palavras, sustentabilidade e continuidade nas coisas boas que a gente faz, se levarmos isso em consideração“, explica Pacheco.
O projeto consiste no conhecimento, organização e gerenciamento do uso da energia elétrica de forma eficiente nos centros de consumo do município, atuando no combate ao desperdício de energia elétrica dos prédios públicos, iluminação pública e sistemas de saneamento.
O Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica é o instrumento final na aprendizagem da GEM pela Prefeitura, elaborado e finalizado pela Elektro para apoio e treinamento do Município. O plano busca apresentar o que foi levantado e organizado através da menção das atividades desenvolvidas. O documento conterá todas as informações e resultados relacionados com a economia conseguida e o planejamento do potencial futuro com apresentação de projetos eficientes bem como a linha de financiamentos possíveis.
TREINAMENTO
O treinamento teórico/prático foi dividido em cinco módulos de teoria e mais 20horas de prática para 20 servidores de cada Município contemplado.
Teoria (20 Horas – 5 módulos de 4 horas/aulas – cada)
Metodologia de Elaboração de PLAMGEs, suas 7 Etapas e Atividades Associadas; Noções do Sistema Elétrico Brasileiro e a Importância da Eficiência Energética; Tarifação, Análise da Demanda e Fator de Potência; Noções Técnicas de Transformadores, Motores, Iluminação, Ar Condicionado e Energias Alternativas; O Software SIEM – Sistema de Informação Energética Municipal da Eletrobras/Procel; Elaboração de Projetos Eficientes com suas Análises Técnicas, Econômicas e Financeiras; Métodos de Controle do Consumo – Medição e Verificação e Cenários de Referência/Eficiência; Elaboração de um Planejamento do Consumo de Energia Elétrica para o Município.
Prática (estimada em mais 20horas/aula)
Criação da UGEM – Unidade de Gestão Energética Municipal por Decreto; Utilização do Software SIEM – Sistema de Informação Energética Municipal da Eletrobras/Procel; Visitas Técnicas as Unidades Consumidoras do Município; Aplicação de Medidas Administrativas para Acabar com Excedentes de Cobrança; Elaboração de Projetos de Eficiência Energética; Elaboração do Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica – PLAMGE.
Assessoria de Comunicação