A prefeita Marcia Moura (PMDB) reuniu-se com a Coordenação de Combate a Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, na sala de reuniões de seu Gabinete, na manhã desta quarta-feira (27).
A reunião, atendendo a pedido da prefeita, contou com a presença da secretária de Saúde Pública, Eliane Brilhante; secretário de Governo, Walmir Marques Arantes; chefe de Gabinete, Sivânia Bersani; diretora do Departamento de Vigilância e Saneamento, responsável pela Coordenação de Combate a Endemias, Neide Hiroko Yuki; coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito; e o coordenador de Combate a Endemias, Benício Donizete da Silva.
OBJETIVO
O objetivo da reunião foi “colocar a prefeita a par das principais ações que nossas equipes da Saúde realizam diariamente no enfrentamento à dengue”, resumiu a secretária Eliane Brilhante.
“As ações têm sido intensificadas neste período crítico de chuvas, conscientizando a população da responsabilidade de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principalmente nos quintais de suas residências”, comento o coordenador de Educação em Saúde.
Fernando se referiu à intensificação das ações da Saúde na Semana Nacional de Combate à Dengue (18 a23 de novembro), quando a população foi convocada a dedicar “ao menos 10 minutos por semana para fiscalizar seu quintal e interior de sua residência, no intuito de localizar, recolher e eliminar todo e qualquer criadouro do mosquito Aedes Aegypti, vetor da Dengue”, lembrou.
Por sua vez, o coordenador de Combate a Endemias relatou à prefeita as ações de enfrentamento à Dengue, principalmente por meio do trabalho dos Agentes de Combate às Endemias, “de casa em casa, orientando e participando junto com os moradores na localização e eliminação dos criadouros”, ressaltou Benício.
LARVICIDA
Ele também citou o trabalho das equipes na localização e eliminação de criadouros nas cavidades de árvores e o uso do novo larvicida, BT-Horus-SC, comprovadamente eficiente na eliminação das larvas do mosquito Aedes Aegypti, presentes nos bueiros, locais alagados e nas cavidades das árvores, entre outras situações propícias à formação de criadouros.
“Esse produto reconhecidamente seguro, já usado em outras ocasiões pela Secretaria Municipal de Saúde é o mais recomendado para essa finalidade específica, já que não acarreta danos ao meio ambiente”, explicou Benício.
“Em todas essas ações, intensificamos o apelo à população para que faça a sua parte no enfrentamento à Dengue. Só obteremos resultados positivos nessa luta, se houver a participação de todo o cidadão”, comentou a secretária Eliane Brilhante.
RECOMENDAÇÃO
Ao mesmo tempo em que parabenizou toda a equipe “pelo trabalho dedicado que vem realizando no enfrentamento à Dengue”, a prefeita Marcia Moura recomendou que, juntamente “com essas ações, se intensifique a campanha de alerta e de conscientização da nossa população quanto aos perigos da doença da dengue”, disse.
“Concordo com vocês da importância da participação de cada morador no enfrentamento à Dengue. Nossa Administração deve continuar suas ações específicas dessa luta, mas se o morador, a dona de casa, o pai de família, enfim cada cidadão fizer a sua parte, Três Lagoas não terá surto de Dengue, como vem sendo alertada”, disse a prefeita.
Marcia Moura se referiu aos altos índices do LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti), constatados em Três Lagoas e também recentemente divulgados pelo Ministério da Saúde.
Os altos índices do LIRA revelam a existência de focos de criadouros do mosquito em determinados locais e determinadas situações, como lixo, pneus descartados e em todos os objetos e utensílios que armazenam água.
Assessoria de Comunicação