Todas as equipes de profissionais, que trabalham nos setores de atendimento de urgência e emergência nas Unidades de Saúde de Três Lagoas, incluindo as equipes do Pronto Socorro do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e equipe de Socorro e Resgate do 5º Grupamento de Bombeiros (5ºGB), passaram o último sábado (23) e domingo (24) em curso intensivo de capacitação e treinamento, na Escola Municipal Professor Ramez Tebet.
O curso de formação continuada foi promovido pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio de parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul, e foi ministrado por uma equipe de profissionais do Núcleo de Educação Permanente em Urgência (NEPU), um dos importantes setores da Saúde de Mato Grosso do Sul.
Participaram do curso as equipes do Pronto Atendimento Básico (PAB), também conhecido como “Postão”, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Pronto Socorro do Hospital Auxiliadora e Unidade de Resgate (UR) do Corpo de Bombeiros.
Junto com as equipes de técnicos de enfermagem, socorristas, times e rádio, o curso contou também com alguns médicos que trabalham nessas áreas de atendimento da população, informou o coordenador de Urgências e Emergências, da Secretaria Municipal de Saúde, Marlúcio Moura.
TEORIA E PRÁTICA
Na grade do curso, formada de teoria e prática, entre outras questões que visam a melhoria da qualidade do atendimento das equipes das Unidades de Urgência e Emergência, o pessoal do SAMU “recebeu capacitação concentrada sobre importantes e básicos atendimentos, que devem ser seguidos na preservação da vida dos pacientes”, destacou o coordenador de Urgências e Emergências.
Marlúcio se referiu aos procedimentos de Atendimento Pré-Hospitalares (APH), normalmente realizados pelas equipes das ambulâncias do SAMU, nos locais do acidente, antes da remoção e entrada do paciente no Hospital.
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
Na oportunidade, as equipes do PAB e do Pronto Socorro Auxiliadora receberam orientações e novos conhecimentos de como proceder no atendimento de pacientes, tendo como base a classificação de risco.
“Nas Unidades de Urgência e Emergência, nossas equipes já adotam protocolo de atendimento por classificação de risco. É comprovado que o uso desse instrumento de classificação de risco melhora o fluxo de pacientes nas Unidades”, comentou Marlúcio.
A Classificação de Risco do Ministério da Saúde determina a prioridade dos atendimentos, levando em conta uma série de fatores. Através de uma triagem, a equipe de enfermagem vai identificar o problema e classifica-lo por cores. O vermelho significa emergência. O amarelo indica urgência. Neste caso, a pessoa pode aguardar até trinta minutos pelo serviço médico. O verde é para os casos menos urgentes e a cor azul é para os pacientes que não necessitam de atendimento de urgência, mas orientados a procurar os postos de saúde.
EFICIÊNCIA E QUALIDADE
Estes cursos de capacitação têm sido periodicamente promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, “com o intuito de melhorarmos sempre mais a eficiência e a qualidade do atendimento que prestamos à população, nas nossas Unidades de Saúde", ressaltou Marlúcio.
“Graças aos assuntos abordados e à dinâmica da equipe do NEPU, intercalando com muito competência a formação teórica e prática, o aproveitamento foi ótimo”, observou Marlúcio.
“Quero agradecer a participação de todos, ou seja, os técnicos de enfermagem, socorristas, Corpo de Bombeiros, médicos e às equipes do times e rádio”, disse.
“Todos os nossos profissionais de Urgência e Emergência sabem da importância destes cursos para o aperfeiçoamento da função que exercem e para a melhoria da qualidade de atendimento que prestamos à nossa população”, completou Marlúcio.
Assessoria de Comunicação