Mais de 40 crianças, que participam do projeto Bombeiro do Amanhã, visitaram o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), da Fibria/MS e puderam conhecer um pouco mais sobre preservação ambiental e a vegetação nativa da região.
O programa Bombeiros do Amanhã contempla crianças de 9 a 14 anos que, durante o período contrário ao que frequentam na escola, recebem reforço escolar, aulas de cidadania, prevenção a acidentes domésticos, atendimento pré-hospitalar, práticas esportivas e musicais. As atividades são desenvolvidas no Quartel Senador Ramez Tebet, no 5º Grupamento de Bombeiros (5ºGB), com o apoio e participação da Prefeitura de Três Lagoas.
Acompanhados pelo técnico ambiental, Manoel Messias, as crianças iniciaram uma trilha ecológica em meio a área de preservação ambiental da Fibria, localizada na Fazenda Barra do Moeda, onde a Unidade está situada.
Durante o percurso, foram apresentadas as principais características de quatro tipos de vegetações da região: Cerrado, Cerradão, Várzea e Mata. “Temos essas vegetações em nossa área de preservação ambiental e traçamos um percurso para proporcionar aos visitantes a oportunidade de conhecer as características de cada uma, alinhada à importância da preservação ambiental”, explica o técnico ambiental Manoel Messias.
Ao final da caminhada ecológica, as crianças do Bombeiros do Amanhã, tiveram oportunidade de colocar em prática o aprendizado da aula de educação ambiental.
“Em Mato Grosso do Sul, a nossa área florestal é de 347 mil hectares. Desse total, 100 mil são de áreas destinadas à conservação ambiental. Proporcionar às crianças esse contato com a vegetação nativa da região é de extrema valia, para que elas compreendam a importância do cuidado com o ambiente e possam multiplicar o conhecimento”, explica o coordenador de Meio Ambiente, Renato Cipriano Rocha.
Em 2013, mais de 300 crianças visitaram o NEA da Fibria/MS, totalizando sete escolas e dois projetos sociais.
Fotos e informações da Assessoria de Imprensa da Fibria
Assessoria de Comunicação