A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por meio da Coordenação Municipal do Programa Hiperdia, promove uma Oficina de montagem de porta-medicamentos, no Centro de Referência Assistencial e Educacional (CRASE) Coração de Mãe, pela manhã e à tarde desta quarta-feira (6).
A Oficina, inserida na programação de ações desta semana, alusivas ao Dia Mundial do Diabetes, como foi divulgado, tem a participação da Coordenação e um grupo de pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-2) e as equipes de Agentes Comunitários de Saúde da Unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Jardim Maristela e da Unidade de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde – EACS Santa Luzia.
Aproveitando material reciclável e a diversidade de cores, as equipes de Agentes Comunitários de Saúde “aprenderam a montar um modelo de estojo que serve, de maneira prática e eficiente como porta-medicamentos, de extrema utilidade aos pacientes diabéticos ou hipertensos”, explicou a coordenadora municipal do Programa Hiperdia, Darlene Heloísa Ferrari Ruiz.
“Eles é que idealizaram e montaram os estojos, que são usados no dia a dia pela maioria dos nossos pacientes”, informou a coordenadora do CAPS-2, psicóloga Luciana Assi de Lima. Ela estava acompanhada da enfermeira Patrícia Azambuja Viana Alvarenga.
“Essa experiência obteve resultados na correta e adequada medicação dos nossos pacientes do CAPS-2”, observou Patrícia, ao mostrar um estojo pronto.
Por uma série de dificuldades, muitas pessoas, principalmente idosas, que precisam de medicação contínua, correm sérios riscos, porque confundem dosagem, tipo de remédio e horário de cada medicamento, prescrito pelo médico.
“Graças a essa ideia e iniciativa, estamos propondo aos Agentes Comunitários de Saúde que aprendam a montar o porta-medicamentos e que seja distribuído aos pacientes que passam por essas dificuldades”, comentou a coordenadora do CAPS-2.
“Ao mesmo tempo, esta também é uma oportunidade que temos de valorização e reconhecimento dos nossos pacientes, como pessoas, que têm dignidade, criatividade e talento”, completou a enfermeira Patrícia.
PROGRAMAÇÃO
Em Três Lagoas, a programação das principais ações direcionadas à população continua nesta quinta-feira (7) e culmina no próximo sábado (9), quando todas as Unidades de Saúde estarão abertas para realização de exames e outros procedimentos de esclarecimentos e de prevenção à doença.
Segundo antecipou a Coordenação Municipal do Programa Hiperdia, a programação das atividades alusivas ao Dia Mundial do Diabetes é a seguinte:
– Atualização sobre Pé Diabético, no Plenarinho da Câmara Municipal, na quinta-feira (7), das 7h às 11h. O objetivo desta ação é capacitar os enfermeiros e enfermeiras que trabalham nas Unidades Saúde de Atenção Básica, para a melhoria do atendimento, previsto para a Campanha de sábado (9), alusiva ao Dia Mundial de Diabetes, em Três Lagoas. Nesse dia, entre as demais ações previstas, caberá à equipe de enfermeiros e enfermeiras o teste de sensibilidade dos pés nos pacientes diabéticos, assim como orientações sobre os cuidados que esses pacientes devem ter com a saúde.
– Campanha do Dia Mundial do Diabetes neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu antecipar a campanha para o próximo sábado (9), em todas as Unidades de Saúde dos Bairros, no período da manhã, das 8h às 11h. Estão convidados a participar desta Campanha e a comparecer na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, os pacientes diabéticos, pré-diabéticos, idosos, hipertensos com sobrepeso ou obesos e familiares.
Nesse dia, entre as ações programadas, consta: teste de glicemia capilar; triagem (aferição da pressão arterial, peso, estatura e circunferência abdominal); avaliação bucal, teste de sensibilidade dos pés e orientações sobre os cuidados com os pés; orientações sobre alimentação saudável; orientações sobre o Diabetes; e distribuição de material educativo e informativo.
Nestas ações nas Unidades de Saúde, o Programa Municipal Hiperdia conta com a parceria e participação de alunos do Curso de Nutrição e do Curso de Enfermagem das Faculdades Integradas AEMS, assim como da Caravana Ambiental.
Assessoria de Comunicação