Embora o Carnaval 2018 em Três Lagoas esteja programado para acontecer nos próximos dias 12 e 13, a Diretoria de Cultura do Município já está se preparando para promover uma grandiosa festa em 2019.
O Diretor de Cultura Rodrigo Fernandes, juntamente com o Coordenador de Eventos Pablo Rondon e o Coordenador das oficinas de decoração, Gilberto Lima Santana, recepcionados pelo Diretor da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá realizaram uma visita técnica à cidade de Corumbá – MS, com o objetivo de conhecer todos os processos que envolvem a realização do carnaval naquela cidade, considerado um dos maiores do Brasil.
Durante os dias 04, 05 e 06 deste mês, representantes da organização do evento mostraram aos visitantes todo o desenvolvimento e trabalho empenhado na festa. Segundo Rodrigo, a intenção foi buscar informações e ver de perto o passo-a-passo, desde a parte burocrática, institucional, físico-estrutural até organizacional.
“É um trabalho intenso e organizado que começa, às vezes, oito meses antes da semana do Carnaval. Visitamos o espaço destinado ao sambódromo e o ensaio das escolas de samba. A Prefeitura de Corumbá também nos auxiliou sobre as atividades e responsabilidades de cada instituição envolvida na festa”, explicou Rodrigo.
De acordo com ele, a sociedade corumbaense, as escolas de samba, a Prefeitura Municipal e a Fundação de Cultura da “Cidade Branca” trabalham juntas para realizar o maior carnaval do Estado. Todos os Anos a cidade de Corumbá recebe milhares de turistas de todo o Brasil para prestigiarem o Carnaval corumbaense movimentando aproximadamente nove milhões de reais. “O Carnaval, Além de ser uma festividade tradicional, contribui para o desenvolvimento local, criando cadeias produtivas e rotatividade econômica” diz Rodrigo.
CONVÊNIO CIDADE IRMÃS
Os representantes da Diretoria de Cultura de Três Lagoas foram recepcionados pelo presidente da Fundação de Cultura daquela cidade, Luiz Mário Cambará e por Zezinho Martinez, presidente da Liga das Escolas de Samba de Corumbá (LIESCO). Através da fundação, será firmado um convênio entre as Prefeituras de Três Lagoas e Corumbá, denominado “Cidades Irmãs”, que vai garantir uma política de troca de conhecimentos e experiências em assuntos e projetos socioculturais, bem como o intercâmbio de artistas e profissionais para contribuir na expansão e ampliação de atividades em ambas as cidades.
ESTRATÉGIAS
Após toda a experiência e conhecimento adquiridos, o Secretário já planeja por em ação o projeto para o Carnaval 2018. “Com a parceria da Fundação de Cultura e da LIESCO, vamos nos reunir com as agremiações de Três Lagoas e através de uma ação conjunta, trabalhar em todos os sentidos para tornar nosso Carnaval, nossa identidade local e um produto turístico agregado e positivo para nossa cidade. Lembrando que, quando a festa é boa, o turismo e o comércio local também são contemplados”, conclui Rodrigo.
Diretoria de Comunicação