A cidade de Três Lagoas receberá na próxima sexta-feira (27) o Circuito Sul-matogrossense de Teatro com apresentação do Espetáculo “A Lição”, do Núcleo Cena Viva de Dourados, no Galpão da N.O.B, ao lado da Estação Ferroviária.
A promoção do Espetáculo é da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o Espetáculo integra o Circuito Sul-matogrossense de Teatro 2013 que contempla vários municípios do Estado e leva atrações teatrais gratuitas destinadas a Comunidade em Geral.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Três Lagoas, através do Departamento de Cultura, e conta ainda com incentivo Cultural da Fundação – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e do Grupo de Teatro Identidade de Três Lagoas.
O espetáculo é classificado para maiores de 14 anos e terá início às 19h30, com entrada franca e capacidade para no máximo 150 pessoas.
O ESPETÁCULO:
Numa pequena cidade do interior, um velho professor particular recebe em sua casa uma jovem estudante interessada em providenciar os exames necessários para ingressar no curso de doutorado. A partir dessa situação simples, discutem-se as relações de poder, o esvaziamento da linguagem, o problema básico da dificuldade de comunicação humana, os desejos secretos, a violência e a submissão. Tudo isto de forma direta, objetiva, cômica e trágica ao mesmo tempo.
SOBRE O AUTOR
Eugene Ionesco (1909-1994), francês de origem romena, é um dos maiores dramaturgos do chamado “Teatro do Absurdo”, juntamente com Samuel Beckett e Arthur Adamov. Escreveu mais de vinte peças, algumas das quais tornaram-se clássicos do teatro contemporâneo, como “A Cantora Careca”, “As Cadeiras”, e “O Rinoceronte”.
“A Lição” é seu segundo texto e foi escrito em 1950. Desde então, vem sendo constantemente encenado em várias partes do mundo.
O GRUPO
O Núcleo Cena Viva é formado pelo ator e diretor José Parente e pela atriz Vânia Marques, ambos com longa carreira em teatro, iniciada nos anos 80 em São Paulo/SP.
Desde 2010 residem e trabalham em Dourados.
Neste espetáculo contam com a participação da atriz Verah Cardoso, de Gil Esper na iluminação, Marcos Chaves na criação da trilha sonora e João Dadico na parte técnica, entre outros colaboradores. Toda a equipe é ligada ao curso de Artes Cênicas da FACALE/UFGD. José Parente, Marcos Chaves e João Dadico são professores, Vânia Marques e Verah Cardoso são discentes do curso.
A encenação de “A Lição” é um dos resultados de um projeto de pesquisa coordenado por José Parente na instituição.
Assessoria de Comunicação