A Região de Saúde de Três Lagoas, que engloba 10 municípios (Aparecida do Taboado, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas), é uma das 20 Regiões de Saúde do Brasil, que participam de Cursos de Especialização em Gestão de Saúde, abertos oficialmente na manhã desta quarta-feira (28), no Campus local da Unidade II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Nesta etapa, que se estende até julho de 2014, são 144 participantes, divididos em três cursos de 48 alunos cada um, ministrados por uma equipe de professores do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, num projeto de parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Estão participando dos cursos de Especialização em Saúde os servidores atuantes na rede SUS, profissionais de nível superior e que exercem cargos estratégicos de gestão nas Secretarias Municipais de Saúde das 10 cidades que integram a Região de Três Lagoas.
Os cursos de especialização desta etapa do projeto são: Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Gestão da Atenção à Saúde (Educação na Saúde).
ABERTURA
A prefeita Marcia Moura (PMDB) esteve representada pela secretária de Saúde de Três Lagoas, Eliane Brilhante, na solenidade de abertura dos cursos de Especialização em Saúde, no auditório Professor Ramez Tebet, Bloco 6 da Unidade II da UFMS.
No evento, realizado via teleconferência simultânea para as 20 Regiões de Saúde da Gestão SUS, foi transmitida ao vivo de Brasília (DF) a mensagem do Ministro da Saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha, e do Superintendente Corporativo do Hospital Sírio Libanês, Gonzalo Vecina Neto, da Capital de São Paulo.
Na solenidade, estavam também presentes: diretor do Campus Três Lagoas da UFMS, professor e doutor José Antônio Menoni; diretor técnico do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora na gestão compartilhada, médico Francisco Claro Oliveira; diretores da Saúde de Três Lagoas; e representantes do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa e dos Municípios da Região de Saúde de Três Lagoas.
“É uma excelente e rica oportunidade que se abre aos servidores da Saúde da nossa Região de Três Lagoas”, comentou a secretária Eliane Brilhante.
“Quanto mais e melhor capacitados forem os nossos servidores da Saúde, mais eficiente e melhor qualidade será o atendimento que temos obrigação de prestar à nossa população”, completou a secretária de Saúde de Três Lagoas, ao desejar que todos aproveitem “ao máximo estes cursos de especialização”.
Assessoria de Comunicação