A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está oferecendo, neste mês de agosto e início de setembro, novas oportunidades de cursos de capacitação e geração de renda, nas áreas de alimentação, embelezamento e inclusão digital.
São oferecidos os seguintes cursos: Desossa e Recheios de Frango, Corte de Cabelo e Escova, Inclusão Digital, Manicure e Pedicure, Salgados, Doces e Confeitaria.
São cursos totalmente gratuitos, intensivos e de curta duração, com professores e professoras de experiência didática e profissional comprovada, como informou a secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino.
“Os cursos que a Prefeitura de Três Lagoas oferece gratuitamente, por meio da Assistência Social, são importante oportunidade de aprender uma profissão e geração de renda”, comentou.
“Mesmo que a pessoa, ao término do curso, perceba que não tem jeito para abrir um pequeno negócio ou não pretenda trabalhar para ganhar um dinheirinho a mais, ela pode colocar em prática na sua casa o que aprendeu, não precisando assim gastar dinheiro, mas fazendo ela mesma para si e para a sua família”, Observou Lúcia Firmino.
“Importante mesmo é não perder as oportunidades de aprender sempre mais. As portas do mercado de trabalho se abrem com mais facilidade para quem aprendeu, aprende e sabe fazer”, completou a secretária de Assistência Social.
“O principal objetivo dos cursos é também proporcionar a inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas nos nossos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), e oriundas de programas e transferência de renda”, explicou o coordenador do Núcleo de Capacitação e Geração de Renda, Edmilson Cardoso da Cruz.
Eles se referiu, principalmente, às famílias que recebem do Governo Federal o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Programa Bolsa Família (PBF).
Graças a esses cursos da Assistência Social, “mais de 1,4 mil pessoas, por ano, tiveram a oportunidade de se capacitar profissionalmente e com as condições de ingressar no mercado de trabalho”, comentou Edmilson.
“Maioria dessas pessoas já está empregada em lanchonetes, restaurantes, salões de beleza e também nas indústrias”, informou.
INSCRIÇÕES
As inscrições para os cursos estão abertas nos seguintes locais: CRAS Interlagos, Rua David Alexandria de Souza, número 326, Lapa; CRAS São João, Rua Sebastião dos Santos, número 80, Santos Dumont; CRAS Vila Piloto, na Rua 20, número 160, Vila Piloto; e CRAS Ruth Filgueiras, Rua Macapá s/n, Guanabara.
O número de vagas é limitado a 20, 30 ou 40 participantes, “dependendo do curso, já que, junto com a formação teórica, os alunos passam por treinamento prático, para melhor assimilarem os conhecimentos”, explicou Edmilson.
Parte dos cursos já está em andamento, mas ainda estão abertas as inscrições para os seguintes: 40 vagas para o Curso de Doces, na Secretaria de Assistência Social, no período de 2 a 13 de setembro, das 7h às 11h; Manicure e Pedicure, no CRAS São João, CRAS Vila Piloto e no CRAS Interlagos, de 26 de agosto a 27 de setembro, das 7h às 11h, e com 30 vagas disponíveis em cada um destes locais.
Os cursos de capacitação e geração de renda estão previstos no Programa de Integração à Família (PAIF).
Assessoria de Comunicação