A prefeita Marcia Moura (PMDB), e o vice-prefeito Luiz Akira (DEM), participaram da Audiência Pública “Equiparação do ICMS com Estados vizinhos e Enquadramento do Simples Nacional” promovida pela Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas (ACI/TL) em parceria com a Federação Empresarial de Mato Grosso do Sul (FAEMS), na manhã de sábado (10) que teve palestra ministrada pelo senador Delcídio do Amaral (PT/MS) no anfiteatro da unidade I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
A palestra tratou de uma orientação e apresentação aos empresários e comerciantes das possibilidades de mudanças para benefício da classe no que se refere à tentativa da substituição tributária pelo simples e melhoria da comercialização do produto interno através da equiparação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“Hoje nós sofremos com a diferença de tributação e as mercadorias encarecem com isto”, disse o presidente da ACI/TL, Atílio D’ Agosto.
“Precisamos pensar em mudança ouvindo todos os setores, por isso a importância desta audiência”, disse o representante dos Fiscais de Renda de Mato Grosso do Sul, Fabrício Venturoli Lunardi.
“O setor privado reconhece o ICMS como um dos tributos mais problemáticos e a reforma do mesmo irá facilitar a circulação de mercadoria, acelerar o crescimento e aumentar a arrecadação global”, explicou o senador Delcídio.
“Precisamos desta reforma, somente no ano de 2012 o Brasil teve uma perda maior que R$ 52 bilhões”, disse Delcídio.
"Sabemos que é uma reforma que precisa ser revista em todo Brasil mas, estamos com a Prefeitura de portas abertas para ajudar a classe empresarial no que for necessário em nosso município", disse a prefeita.
Após a audiência, D’Agosto agradeceu a participação de todos. “Creio que todos concordarão que ouvimos coisas boas nesta manhã, vamos torcer para que tenhamos essa conquista”, finalizou.
Na ocasião estiveram presentas o presidente do Rotary Clube Três Lagoas, Marcos Moura, o vereador Idevaldo Claudino (PT) e o vereador Beto Araújo (PSD), o secretário de Finanças, Receita e Controle, Gilmar Meneguzzo e demais representantes da sociedade.
Assessoria de Comunicação