O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra, recebeu a visita da coordenadora do Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat) de Três Lagoas, Fátima Montanha, na manhã desta sexta-feira (2).
A coordenadora do Ciat busca parceria da Prefeitura de Três Lagoas para maior fortalecimento do processo de geração de emprego e encaminhamento dos trabalhadores para o mercado de trabalho de Três Lagoas.
A agência de atendimento ao trabalhador é de responsabilidade do Estado, em parceria com a União, por meio do Ministério do Trabalho, e atende atualmente a média de 130 a 140 pessoas por dia, tanto para fazer cadastro, na busca de emprego, como para dar entrada no seguro desemprego.
“Acontece que nos últimos meses temos nos preocupado com as vagas oferecidas pelas empresas e a mão-de-obra qualificada na Cidade. Nós queremos unir forças para que possamos qualificar este profissional para as vagas que são disponibilizadas no Ciat, bem como prepará-lo para o comportamento durante o processo seletivo”, explicou Fátima.
“Às vezes existe a qualificação profissional e a vaga correspondente, porém, durante o processo seletivo, o entrevistado não se sai bem. Por essa razão, precisamos também nos preocupar com o preparo para o comportamento durante a entrevista. Além disso buscamos cadastrar mais empresas e indústrias e articular que, ao se instalarem aqui possam oportunizar um determinado número de vagas para profissionais da nossa cidade”, esclareceu a coordenadora do Ciat.
Ao manifestar a intenção, Fátima sugeriu a parceria e apoio também do Sistema “S” (Senai, Senac, Senat e outros), “Nós ganharemos mais força se a Prefeitura estiver conosco para analisarmos a maneira de resolver essa questão e poder colaborar através de novas medidas e alguns reajustes a fim de uma geração de emprego local, apresentando esta necessidade também ao conhecimento dos empresários locais”, disse.
“São ajustes necessários. Falarei com a prefeita Marcia Moura para agendarmos uma reunião e analisarmos o que é possível e a forma que este processo pode ser feito”, disse o secretário Luciano Dutra.
CIAT
A agência do CIAT atende atualmente na Rua Munir Thomé, 86, no Centro, e conta com 14 funcionários para atender aos trabalhadores interessados no preenchimento das 270 vagas de emprego, que surgem em média “que sempre temos disponíveis”, disse Fátima.
O CIAT conta com uma estrutura adequada para atender a todos bem, incluindo espaço para as empresas que quiserem fazer reuniões ou processos seletivos.
Assessoria de Comunicação