A Prefeita Marcia Moura (PMDB) assinou na tarde desta quinta-feira (01), na unidade do Senai, o Decreto de Criação da Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM), que será composta de 17 servidores municipais, divididos entre as secretarias, tendo autonomia para aplicar as metodologias do Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica (PLAMGE), a fim de gerenciar e planejar o consumo de energia elétrica do Município.
A unidade, criada sob o Decreto nº 181, de 29 de julho de 2013, será subordinada à Secretaria Municipal de Governo e será responsável por organizar projetos para que a Prefeitura de Três Lagoas cumpra o PLAMGE, reduzindo custos quanto ao consumo de energia.
Os integrantes da UGEM terão livre acesso a todas as informações de relevância energética, de todos os prédios públicos. A unidade é composta pelo coordenador Geral, José Estevão Moraes Palma (engenheiro Eletricista); coordenador Adjunto, Vanderlei Amaro da Silva Junior e dos membros efetivos, Luan Santos Nunes, Noemy Fernando da Costa Medeiros, Devalde Augusto Gonçalves Junior, Walter Garcia de Oliveira Junior (secretário de Infraestrutura, Transportes e Habitação), Anderson da Silva Zuque, Sávio Bernardes, Ubiratan Brito de Mello, Sirlene Santos da Silva, Jacimone Estadulho dos Santos, Luiz Caiola Neto, Rita de Cássia, Walmair Batista Leal, Eliane Ferreira Silva Monari, Luis Gustavo Lourenço Guerra e Rafael Areias.
A UGEM visa cumprir o projeto de Gestão Energética Municipal – GEM, aderido pela Prefeitura mediante termo de cooperação técnica, que será executado através da Elektro, por meio da Eco Power Soluções Tecnológicas LTDA junto ao Município. O lançamento do projeto aconteceu através de uma palestra de apresentação, no dia 7 de abril.
“Agradeço a todos que se dispuseram a colaborar com este projeto. A partir de agora trabalharemos para a utilização eficaz da energia elétrica”, disse o coordenador Geral da UGEM, José Estevão.
Na oportunidade, o engenheiro eletricista, Luiz Felipe Lacerda Pacheco, entregou um kit de Gestão Energética da Eletrobrás à Prefeita. “Agora a unidade já pode iniciar os trabalhos com propriedade, já temos um software onde estão cadastradas todas as unidades públicas com todas as tarifas de energia discriminadas”, disse Pacheco que já desenvolveu o projeto de eficiência energética em 500 municípios.
“Parabenizo esta ação que irá corrigir algumas falhas e ineficiências e consequentemente vai gerar recursos ao município com esta economia”, disse o vereador Adão da Apae (PMDB).
“A criação desta unidade não vai somente proporcionar economia na Prefeitura, mas com o conhecimento adquirido, estes membros serão multiplicadores para que isso possivelmente tome uma proporção maior”, pontuou Marcia Moura.
Os membros da unidade recebem os treinamentos da Gestão Energética no Senai, numa sala apropriada de acordo com o tema tratado.
“Nós do Senai sempre tivemos uma preocupação com a eficiência energética com o oferecimento dos cursos na área. Isso com certeza vai disseminar e beneficiará a toda população”, disse o gerente do Senai, Adevaldo Vasconcelos Reginaldo.
Acompanharam a assinatura o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dutra, a secretária de Saúde Pública, Eliane Brilhante a assessora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri e membros da UGEM.
METODOLOGIA E PRÁTICA – GEM
O projeto consiste no conhecimento, organização e gerenciamento do uso da energia elétrica de forma eficiente nos centros de consumo do Município, atuando no combate ao desperdício de energia elétrica dos prédios públicos, iluminação pública e sistemas de saneamento.
O Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica é o instrumento final na aprendizagem da GEM pela Prefeitura, elaborado e finalizado pela Elektro para apoio e treinamento do Município. O plano busca apresentar o que foi levantado e organizado através da menção das atividades desenvolvidas. O documento conterá todas as informações e resultados relacionados com a economia conseguida e o planejamento do potencial futuro com apresentação de projetos eficientes bem como a linha de financiamentos possíveis.
Assessoria de Comunicação