O evento, que se estende até às 17 horas desta quinta-feira (25), A prefeita Marcia Moura (PMDB), acompanhada da sua Chefe de Gabinete, Silvânia Bersani, participou da abertura da X Conferência Municipal de Assistência Social, na noite desta quarta-feira (24), no salão de eventos da Vila Vicentina, no Bairro Colinos.
Na solenidade de abertura do evento, estavam também presentes: secretária de Assistência Social do município de Três Lagoas, Maria Lúcia Firmino; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Daiane Caroline Mateus; a representante da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social, Taciana Afonso Silvestrini Arantes, no ato representando a secretária de Estado, Tânia Mara Garib; e o psicólogo José Rodrigues, representando o Ministério Público.
é promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, tem como tema central “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS” (Sistema Único de Assistência Social.
Logo após a solenidade de abertura, com a apresentação artística e cultural do Grupo Crasselata, , formado por crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, foi proferida palestra sobre a temática central da X Conferência Municipal de Assistência Social, ou seja, Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS.
Tendo como fundamento essa temática, os participantes, reunidos em grupos, denominados “eixos” de discussão, avaliaram o atual quadro da gestão orçamentária e financeira para a melhor efetivação do SUAS, em Três Lagoas.
EIXOS
No primeiro eixo, está sendo abordada a questão do Financiamento Obrigatório da Assistência Social; no segundo, a Gestão do SUAS, Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; no terceiro eixo, estão sendo avaliadas e reafirmadas a concepção de gestão e a qualificação dos serviços e programas, projetos e benefícios; a Gestão dos Serviços , Programas e Projetos também é temática específica do 4º eixo; em torno do 5º eixo, é discutida a Gestão dos Benefícios no Suas; e por último, o 6º eixo aborda a Regionalização do SUAS, para avaliar e fortalecer a gestão compartilhada e integrada dos entes federados (União, Estado e Município).
OBJETIVO
A X Conferência Municipal de Assistência Social “tem como objetivo avaliar e selecionar as propostas deliberadas nas Conferências Municipais anteriores (2005, 2007, 2009 e 20110, para que todos os participantes possam ter conhecimento do que já foi proposto e deliberado”, explicou a secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino.
As Conferências de Assistência Social acontecem a cada dois anos, como importante instrumento de expor e discutir as principais ações do controle social da política de Assistência Social de cada Município, como ressaltou a assistente social Daiane Caroline, presidente do Conselho.
“Mesmo não tendo um percentual fixo e constitucional, a exemplo da Educação e Saúde, a Assistência Social de Três Lagoas é referência regional e estadual e tem conseguido investimentos e apoio financeiro do governo do Estado e da administração da prefeita Marcia Moura”, reconheceu a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.
“Hoje, graças à política de gestão da nossa prefeita, são R$ 17,8 milhões da dotação orçamentária para a Assistência Social. Isso equivale a 6,34% do total do Orçamento da Prefeitura de Três Lagoas”, destacou Maria Lúcia Firmino.
Reconhecendo todo o avanço que teve a Assistência no município de Três Lagoas, a representante da Secretaria de Estado, comentou: “este é o momento importante e oportuno para Três Lagoas avançar mais ainda nas políticas de Assistência Social que aqui são aplicadas com resultados positivos e reconhecidos em todo o Estado e até nacionalmente”, destacou Taciana Silvestrini.
Ele lembrou também que Três Lagoas deverá eleger 20 delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social , prevista para outubro.
HONRA E ELOGIO
Em seu pronunciamento, a prefeita Marcia Moura, elogiou o trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social, “que muito nos honra e nos dá alegrias e orgulho que temos pelo trabalho de todos vocês”, disse.
“Não adianta só lançarmos e inaugurarmos obras físicas e estruturais em nossa administração, se não estivermos voltados também para eficientes ações nas áreas da Saúde, Educação e Assistência”, observou a prefeita de Três Lagoas.
“Junto com todas essas obras que se fazem necessárias, nossa preocupação e nossas ações devem ter como foco a melhoria da qualidade de vida da nossa população e o resgate do exercício da cidadania a todas as pessoas de Três Lagoas”, ressaltou Marcia Moura.
Assessoria de Comunicação