Gestores de Turismo de Três Lagoas e dos municípios da Costa Leste, estiveram reunidos na terça-feira (09), junto aos técnicos da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/Ms) na sede do Sebrae Costa Leste, para discutir metodologias do turismo a serem desenvolvias na região.
Na ocasião a coordenadora responsável pela Região turística Costa-Leste, Cristiane Ferrari, fez uma breve apresentação sobre o programa de regionalização do turismo, conforme metodologia do Ministério do Turismo.
Durante reunião foi informado prazo final para conclusão do mapeamento das regiões turísticas bem como a escolha de um interlocutor regional e interlocutor municipal deve ser apresentado até o prazo máximo o dia 5 de agosto do corrente ano.
Os representantes dos municípios presentes fizeram uma indicação para o nome do interlocutor regional, no entanto, esse nome será definido em reunião do Fórum de Turismo da Costa-Leste a ser realizada na próxima semana. Inclusive serão definidos também os nomes da Diretoria desse fórum regional e os nomes dos representantes para o Fórum Estadual do Turismo.
Outro aspecto muito discutido foi importância da participação da reunião de reativação do Fórum de Dirigentes Municipais de Turismo de MS, a ser realizada no município de Bonito no dia 2 de Agosto.
Cristiane também ressaltou a necessidade da participação do II Encontro Nacional de Turismo a ser realizado em Brasília no mês de dezembro, onde serão debatidas as ações da política nacional do turismo, bem como premiações de experiências bem sucedidas sobre turismo.
“Isto com certeza será um grande aprendizado e uma oportunidade ímpar para troca de experiências”, destacou o diretor Municipal de Turismo, Otony Ornelas.
Durante o evento o Sr. Flávio da Costa Britto Neto, no ato representando o diretor presidente da Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul Fundesporte, informou todos os presentes sobre o projeto Jogo da Costa Leste, que consiste em etapas esportivas de jogos de areia (beach soccer, vôlei de areia e futvolei) e esportes aquáticos como Jet Sky, canoagem e wakebording que serão disputadas em todos os municípios pertencentes à Costa Leste. Esses jogos ocorrerão em oito etapas no período entre os meses de setembro e outubro próximo.
“Vale ressaltar que existe uma política do governo do Estado/MS de inter-relação entre esporte e turismo, uma vez que esses eventos atraem um considerável número de visitantes e fomentam a economia local, em especial do ramo hoteleiro, de alimentação e comércio em geral”, lembrou Otony.
Estiveram presentes, representantes dos municípios de Selvíria e Aparecida do Taboado.
Assessoria de Comunicação