O Programa Municipal de Defesa e Proteção do Consumidor de Três Lagoas (Procon/TL) orienta os consumidores que tiverem dificuldades em receber o seu dinheiro de volta, investido na empresa de marketing multinível Telexfree.
Segundo o Procon, a Justiça do estado do Acre proibiu pagamentos e novas adesões ao sistema Telexfree. A decisão judicial vale para todo o território nacional.
Portanto, a orientação do Procon de Três Lagoas “é que essas pessoas lesadas e que queiram receber seu dinheiro de volta registrem a reclamação no Procon contra a referida empresa”, explicou a diretora administrativa Lilian Rodrigues Campos.
Formalizada a reclamação e “diante dos indícios de infração aos ditames do Código de Defesa do Consumidor, será instaurado processo administrativo contra a empresa Ympactus Comercial LTDA, advertindo de que o não cumprimento implicará nas consequências legais pertinentes”, observou Lilian.
“É nossa função procurar uma forma de ajudar essas pessoas vulneráveis a recuperarem os valores investidos”, completou a diretora administrativa do Procon/TL.
A Justiça entende que a empresa Telexfree é uma “pirâmide financeira” que tem como foco o recrutamento de pessoas e não a comercialização de produtos ou serviços. Portanto, a recompensa ocorre apenas com a adição de novos participantes e com investimentos destes, e não com a revenda ou distribuição de produtos ou serviços.
ORIENTAÇÕES
“Eu sempre orientei os consumidores a que não aderissem a este negócio, pois trata-se de pirâmide financeira. O Procon de Três Lagoas tem essa preocupação diante do grande número de consumidores que, em busca de ganhos financeiros imediatos, adere a negócios com empresas aparentemente lícitas, quando na verdade têm como objeto uma atividade que não possui qualquer viabilidade econômica“, alertou.
Segundo a diretora do Procon/TL, os primeiros envolvidos investem e conseguem lucrar recrutando outros participantes, porém, quanto maior o alcance da pirâmide, menos sustentável ela fica, pois depende dos investimentos posteriores. Sem novos investimentos, a grande parcela dos envolvidos fica no prejuízo.
Quem quiser oficializar o seu registro de reclamação, o Procon/TL está de portas abertas, na Avenida Capitão Olyntho Mancini, 2462, 1° andar, Jd. Primaveril.
Assessoria de Comunicação