O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor- Procon/TL realizou levantamento de suas atividades até o final de junho, para analisar índice de reclamações registradas até o momento. Os dados foram divulgados pelo órgão nesta segunda-feira (1º).
A estatística mostra que, de janeiro a junho de 2013, foram registrados 1.645 atendimentos, destes, 769 referem-se à abertura direta da reclamação (quando a pessoa vai pessoalmente ao órgão e aberto uma sindicância). Destes 769 casos, 138 não tiveram acordo. Os casos de atendimento preliminar (reclamação feita por telefone) somam 383 e via Carta de Informações Preliminares (CIP), somam 294. O restante dos casos refere-se a atendimentos de simples consulta, extra – Procon e reclamações de Ofício.
Desse total de reclamações (1.645), o primeiro semestre de 2013 mostra reclamações da população de três empresas de telefonia móvel.
Os problemas mais recorrentes envolveram cobranças indevidas, descumprimento de ofertas, cobrança de serviços não solicitados e produtos com defeito.
“O objetivo da divulgação é promover aperfeiçoamentos e a real solução”, explica a assessora Chefe do Procon/TL, Lilian Campos.
“Houve um aumento no número de atendimentos em 2013, o que pode ser atribuído ao crescimento e desenvolvimento de nossa cidade. Foram instituídas novas ferramentas que facilitará o trabalho de atendimento ao consumidor, bem como um canal de reclamações por meio eletrônico, além de um plano de metas para redução das reclamações às empresas”, explica Lilian.
No caso dos serviços essenciais, Lilian destacou os serviços de telefonia, “que são oferecidos com valor alto não atendendo e nem sempre atendendo à qualidade do consumidor. Observo também que há facilidade no contato em contratar este tipo de serviço, porém obter atendimento pós-venda se torna um grande sacrifício”, pontuou.
No ano passado (janeiro a dezembro de 2012) foi registrado um total de 2.126 atendimentos. O Procon possui 366 empresas cadastradas no seu banco de dados.
Assessoria de Comunicação