A prefeita Marcia Moura (PMDB), o vice-prefeito Luiz Akira (DEM) e o deputado Estadual Eduardo Rocha (PMDB), participaram do Fórum de Discussão e Prevenção às Drogas, no Anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, unidade I, na tarde desta sexta-feira (28).
O evento, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social objetivou elencar assuntos referentes ao combate às drogas que são discutidos mensalmente pelo Fórum de Ação ao Combate ao Uso de Drogas de Três Lagoas, formado em janeiro deste ano por representantes do poder Judiciário, bem como a juíza de Direito Rosangela Fávero de Lima, a Promotora da Infância e Juventude da Comarca de Três Lagoas, Ana Cristina Carneiro Dias, Secretarias Municipais, Polícia Militar e demais órgãos do município envolvidos com o tema.
“Quando a gente vê a sociedade engajada neste tema me sinto revigorado e com mais vontade de lutar, pois sabemos que as drogas levam o usuário a uma morte rápida e a prevenção é o melhor caminho”, disse Eduardo Rocha em seu pronunciamento.
O vereador Apóstolo Ivanildo (PSB), também presidente da Comissão de Combate às Drogas da Câmara Municipal, falou em nome do presidente da Câmara, vereador Jorginho do Gás (PSDB), reforçando a importância do Fórum. “Esse vício das drogas precisa de pilares fortes para ser combatido, por isso vejo este grupo com bons olhos e extremamente necessário em nosso município”, disse.
Na ocasião, a juíza Rosangela explicou como surgiu a iniciativa de criar o Fórum. “Há cinco anos quando estava à frente da Vara da Infância e Juventude, percebi que 99% dos crimes infracionários estão relacionados às drogas, a partir disto identificamos a necessidade de criar um grupo de apoio que pensasse em ações concretas para resolver o problema”, explicou.
A promotora da Infância e Juventude da Comarca de Três Lagoas, Ana Cristina ficou responsável por elencar as necessidades identificadas através das reuniões feitas pela comissão.
“Nós temos um projeto na Câmara aprovado recentemente que institui a Semana Municipal de Combate ao Uso de Drogas e vamos lutar para que muitas ações sejam feitas a partir do próximo ano (2014). Podemos incluir o Proerd no calendário de projetos sociais, envolver mais os pais neste programa e também trabalhar o tema drogas com os professores”, disse a promotora.
O documento lido por Ana Cristina, onde constam todas as propostas apresentadas e também o que já foi realizado pelo Fórum Antidrogas, foi entregue formalmente a prefeita.
“Pode ter certeza de que esta carta será cumprida item a item, pois, temos que primar pela prevenção e cuidar de quem infelizmente já está neste caminho”, disse a prefeita.
Premiação
Na ocasião foram premiados os participantes do 1º Concurso de Prevenção Antidrogas, realizado com as escolas municipais e estaduais neste ano. O concurso teve como objetivo a elaboração de frase e desenho (logomarca) que serão utilizados nas campanhas a partir de agora.
Em primeiro lugar ficou a aluna Beatriz Turíbio, da Escola Dom Aquino Corrêa, que ganhou um tablet 10 polegadas com elaboração da frase “Não deixe de viver anos por uma sensação de minutos”.
O segundo lugar ficou com a aluna Ludmila de Oliveira Eubank, da Escola Fernando Corrêa, que também ganhou um tablet 10 polegadas, com elaboração da frase “Droga, use o teu livre arbítrio com inteligência”.
Em terceiro lugar ficou o aluno Daniel Freitas da Cruz, da Escola Gentil Rodrigues Montalvão, com criação de desenho. Para compor a campanha, os integrantes do Fórum utilizaram as três ideias e assim formaram a logomarca e a frase da campanha.
Participaram da solenidade os secretários municipais Eliane Brilhante (Saúde), Maria Lúcia Firmino (Assistência Social), Gilmar Meneguzzo (Finanças, Receita e Controle), Janaína Lunardi (Administração), Paulo da Paz (Esportes, Juventude e Lazer), Milton da Silveira (Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia), Mario Grespan (Educação e Cultura), o promotor de Justiça, Sidney Ferreira, o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Wilson Sérgio Monari; os vereadores, Marcus Bazé (DEM), professor Nilo Candido (PDT) e Adão da Apae (PMDB).
Assessoria de Comunicação