O Departamento Municipal de Trânsito e Sistema Viário (Deptran) está reformulando o sistema de autuação dos Agentes de Trânsito através da inserção do talonário eletrônico. Na manhã desta quinta-feira (20), os cinco agentes do Departamento receberam treinamento para utilizar o novo equipamento.
Com o talonário diminui-se o tempo das autuações, gera-se menos inconsistência no auto de infração, até mesmo porque com o aparelho é possível fotografar o condutor/veículo em situações de infração.
“Isto proporcionará maior agilidade no trabalho dos agentes e que a infração conste no cadastro de nosso sistema mais rápido, ou seja, facilitará o controle de autuações com este sistema de informatização”, declara a diretora de Educação no Trânsito, Creuza Ramos.
AUTUAÇÕES
Segundo Creuza de abril até a manhã desta quinta-feira (20) foram feitas 540 autuações.
“Em breve os agentes já estarão trabalhando com o novo aparelho, é só o tempo de realizarmos algumas adequações”, explica a diretora.
MAPEAMENTO DE ACIDENTES
Outra melhoria para o Deptran será o georreferenciamento do mapeamento de acidentes da cidade que agora será sistematizado. “Tínhamos este mapeamento no papel, agora o Departamento terá acesso através de um link que indicará os locais da cidade com maior índice de acidentes, acidentes que tiveram e não tiveram vítimas e ainda os locais de infrações mais frequentes”.
Creuza explica que “a ‘espinha dorsal’ de um Departamento de Trânsito é a estatística, pois através dela fazemos a engenharia e educação no trânsito, por isso este mapeamento é importante”.
A diretora ainda alerta para que a população faça sua parte. “O Deptran procura estar equipado e dispor da infraestrutura necessária para fazer o nosso trabalho, mas é preciso que a população faça sua parte mudando comportamentos para garantir a segurança no trânsito”, finaliza.
Assessoria de Comunicação