O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, e o vice-prefeito de Três Lagoas, Luiz Akira, foram homenageados na Câmara dos Deputados, em Brasília, na manhã desta terça-feira (18).
A solenidade foi no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, onde o governador de Mato Grosso do Sul e o vice-prefeito de Três Lagoas, entre outras autoridades, foram homenageados pelo Grupo Parlamentar Brasil-Japão.
A homenagem, “pelos relevantes serviços prestados” para a integração entre as comunidades Brasil-Japão no estado de Mato Grosso do Sul, especialmente em Campo Grande, desde quando André Puccinelli era prefeito da Capital, foi proposta ao Plenário da Câmara dos Deputados pelo deputado Akira Otsubo (PMDB-MS), membro do Grupo Parlamentar Brasil-Japão.
Luiz Akira, filho do deputado Akira Otsubo, foi homenageado pelos trabalhos que tem realizado, como vice-prefeito de Três Lagoas no primeiro mandato da ex-prefeita Simone Tebet e no atual mandato da prefeita Marcia Moura e também como vereador.
A solenidade também está incluída nas comemorações alusivas aos 105 anos da Imigração Japonesa no Brasil, apoiadas pelo Grupo Parlamentar Brasil-Japão da Câmara dos Deputados.
“Indiquei o nome do governador André Puccinelli pelo seu trabalho em prol da comunidade japonesa em Mato Grosso do Sul. Ele sempre valorizou o empenho dos japoneses, dos nisseis e dos sanseis, pelos mais diversificados trabalhos que desenvolvem em suas comunidades para o desenvolvimento do nosso Estado”, observou o deputado Akira Otsubo.
“Um dos exemplos desse compromisso de amizade, valorização e apoio que deu à colônia japonesa ocorreu no exercício do cargo de prefeito de Campo Grande, quando, em 2004, Puccinelli transferiu a Feira Central da Capital para a Esplanada Ferroviária. Com essa medida, o atual local possibilita maior divulgação da cultura japonesa, já que o espaço é coordenado pela colônia japonesa Okinawana e tem o sobá como o seu maior símbolo culinário. Tanto que este prato japonês já faz parte da tradição sul-mato-grossense”, destacou o deputado.
Assessoria de Comunicação