A prefeita Marcia Moura (PMDB) esteve no escritório Sebrae Costa Leste, no início da tarde desta segunda-feira (17), onde participou de solenidade de assinatura do Acordo de Resultados e do Termo de Adesão de 25 novos produtores rurais do Município de Três Lagoas ao projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).
Participaram também da solenidade, além da gerente geral do escritório local do Sebrae Costa Leste, Josi Queiroz Signori, e do gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae, Marcus Rodrigo de Farias, as seguintes autoridades: gerente geral da Agência Centro do Banco do Brasil, Agadir Mosmann; gerente de Sustentabilidade da Eldorado Brasil, José Caveanha; secretários da Administração Municipal de Três Lagoas, Milton Gomes Silveira(Meio Ambiente), Luciano Dutra (Desenvolvimento Econômico), Maria Lúcia Firmino (Assistência Social) e Eliane Brilhante (Saúde); presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Três Lagoas, Genir Neves Silva; idealizador e criador do projeto PAIS, abraçado pelo Sebrae, engenheiro agrônomo, Aly Ndiaye, nascido no Senegal e desde 1992 no Brasil; e representantes do escritório local da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) de Mato Grosso do Sul.
Após a solenidade de assinaturas, Aly Ndiaye proferiu palestra aos pequenos produtores rurais, abordando o tema “PAIS – Produção Agroecológica Integrada Sustentável: Uma Oportunidade de Negócios para a Agricultura Familiar”.
PROJETO PAIS
O Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), no modelo mandala, é uma “forma prática de o produtor ganhar dinheiro, inserir seu produto no mercado. Hoje a demanda por produtos orgânicos é dez vezes maior que sua oferta”, disse o idealizador do projeto.
“O importante no PAIS é gerar renda aos produtores e, ao mesmo tempo, oferecer à população um alimento saudável sem destruir o meio ambiente”, declarou Aly Ndiaye, em entrevista ao jornal Conexão Sebrae.
A técnica de produção do PAIS, como explicou Aly Ndiaye, é a seguinte: “Todo o mundo tem uma hortinha e algumas galinhas. Então o que nós fizemos? Trouxemos a agroecologia para o sistema. Na produção do PAIS, o agricultor tem suas galinhas no meio e sua horta em volta, que é irrigada por gotejamento, economizando água”, resumiu o engenheiro agrônomo na mesma entrevista ao Conexão Sebrae.
O PAIS começou a ser implantado em Três Lagoas, por meio da adesão de 10 pequenos produtores rurais do Cinturão Verde. O mesmo modelo PAIS está sendo levado a pequenos produtores rurais de Selvíria, Ribas do Rio Pardo e Inocência, na região de Três Lagoas.
“Vocês têm a faca e o queijo na mão, porque podem contar com o nosso apoio e ajuda e também orientação técnica e acompanhamento da equipe do Sebrae”, disse a prefeita Márcia Moura, dirigindo-se aos pequenos produtores rurais.
“Cumprimento com orgulho e respeito cada um de vocês, homens e mulheres que trabalham e tiram do campo o sustento de suas famílias e ainda conseguem com a venda dos produtos a melhoria da qualidade de vida”, completou a prefeita de Três Lagoas.
Assessoria de Comunicação