A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia, apresentará o Projeto de Aquicultura, que estará aberto à visitação em um dos stands montados durante a 36ª Expotrês, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sebrae e Associação Comercial e Empresarial (ACE). O projeto terá como atrativo, amostra em miniatura de dois tipos de criação de peixes, através de Tanque Escavado e Tanque de Rede.
Segundo o diretor do Departamento de Agronegócio, Ciência e Tecnologia, Milton Elias Junior, o objetivo de mostrar o funcionamento desses dois tipos de criação de peixe é fomentar a criação e produção no Município.
“Isso é necessário, pois temos que ter matéria-prima, uma vez que abasteceremos futuramente o frigorífico de peixes que está em processo de análise territorial”, explica.
Em Três Lagoas existem Tanques de Rede somente particulares, as chamadas Fazendas Aquícolas.
“Já foi realizado um levantamento pelo Ministério da Pesca junto à Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), dos locais onde podem ser instalados bem como a quantidade de tanques de rede que podem ser fixados, desde a Usina Hidrelétrica de Três Lagoas, até a Usina de Ilha Solteira”, diz o assessor da Secretaria de Meio Ambiente, Renato Carrato.
O assessor explica também que, em Três Lagoas existem 15 tanques escavados, “porém estão todos desativados, e o que queremos é que os pequenos produtores possam produzir, através da ativação desses tanques e criação de novos”, informou.
“Três Lagoas tem um potencial muito grande para exploração deste tipo de atividade”, finalizou o diretor Junior.
O stand estará montado na exposição de 12 a 17 de junho a partir das 18h.
Assessoria de Comunicação