A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Eldorado Brasil, promoveu campanha de conscientização ambiental sobre queimadas.
A ação foi na noite da última quarta-feira (5), na Feira Noturna, na Avenida Rosário Congro, Centro, no Dia Mundial do Meio Ambiente.
Além da distribuição do panfleto “Queimadas – Recicle Atitutes”, por iniciativa da Eldorado Brasil, houve apresentação de teatro de fantoches, peça também alusiva ao tema das queimadas.
Na peça de teatro, Alecrim, o contador de histórias, fala de uma cidade, preocupada com o Meio Ambiente, mas com o errôneo costume de realizar queimadas de folhas e lixo nos quintais de suas residências e até nas ruas.
O Joãozinho, por sua vez, personagem de um boneco fantoche, é um garoto preocupado com a preservação do meio ambiente e as queimadas urbanas. No entanto, ele conta que sua mãe, a dona Mariazinha, que também aparece na peça, tem o costume de botar fogo no lixo de casa e nas folhas secas e caídas das árvores.
É ele que leva a mensagem de conscientização ambiental à sua mãe que se convence do erro das queimadas e chega até a ficar envergonhada pelas atitudes que vinha tomando, ao perceber as atitudes que vinha adotando para ver-se livre dos amontoados de folhas secas.
Além dos danos ao meio ambiente, as queimadas causam doenças respiratórias e são crime ambiental, passível de altas multas que podem chegar até mais de R$ 15 mil.
Na mobilização pela preservação do meio ambiente, estava o secretário de Meio Ambiente, Milton Gomes Silveira; gerente de Sustentabilidade da Eldorado Brasil, José Antônio Cavianha; e o coordenador geral do Sest/Senat, Celso Vicente Pereira.
Participando do evento alusivo ao Dia Mundial de Meio Ambiente, participaram também alunos do Projeto Jovem Aprendiz, do Sest/Senat, com exposições de trabalhos de sustentabilidade ambiental.
Assessoria de Comunicação