Na manhã desta quarta-feira (5), a prefeita Marcia Moura entregou mais de 100 óculos aos beneficiários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), na sede da Assistência Social.
Foram entregues o total de 103 óculos, sendo 17 ao Cras São João, 25 ao Cras Vila Piloto, 10 ao Cras Amélia Jorge, 21 ao Cras Ana Maria Moreira, 12 ao Cras Interlagos e 18 ao Cras Ruth Filgueiras.
"Quero destacar a importância dos conselhos, pois nós não executamos nada sem que tenhamos aprovações dos conselhos. E estes óculos estão de acordo com a necessidade de cada pessoa, com grau e armação adequada", disse a secretária de Assistência Social Maria Lúcia Firmino.
Para receber, o beneficiário realiza todo procedimento de consulta e encaminhamento por meio da Secretaria Municipal de Saúde. É um trabalho desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde do Município no ato da consulta e confecção dos óculos. Cabe a Assistência Social relacionar os necessitados e proceder com a entrega.
"Ficamos felizes em poder viabilizar este benefício tão importante a quem precisa, pois, o óculo facilita as atividades diárias, quem precisa não pode ficar sem utilizá-lo", ressaltou a prefeita Marcia Moura.
A solenidade contou com a presença de membros dos Conselhos de Assistência Social e Saúde do Município, da Diretora de Saúde Coletiva Jane Ferreira da Silva Martins que no ato representou a Secretária de Saúde Eliane Brilhante e demais colaboradores da Secretaria de Assistência Social.
EQUIPE VOLANTE
Na ocasião Marcia lembrou que além do atendimento urbano, a Assistência conta com equipe volante, que atende também famílias da zona rural.
O CRAS é uma unidade pública da Política de Assistência Social, responsável pelos Serviços de Proteção Social Básica, sendo a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A Equipe Volante consiste em equipe adicional que integra o CRAS em funcionamento com o objetivo de prestar serviços no território de abrangência, atendendo as famílias que vivem na zona rural, muitas vezes, distantes da Unidade Pública Urbana. As Equipes Técnicas são compostas por técnicos do Serviço Social, Psicologia e auxiliares administrativos.
Esta equipe é responsável em realizar busca ativa dessas famílias, desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF, inserção no Cadastro Único, e demais serviços da Proteção Social Básica, bem como atendimentos e encaminhamentos para a rede socio assistencial.
Daiana Oliveira/Assessoria de Comunicação