A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou os preparativos para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, que ocorre no período de 15 a 26 de abril próximo.
Para este ano, o Ministério da Saúde estendeu a vacina a todas as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas. No entanto, para garantia do próprio paciente, essas pessoas portadoras de morbidades crônicas deverão apresentar receita médica, “segundo a indicação clínica, de acordo com a categoria de risco individual, para poderem receber a vacina”, explicou a coordenadora do Setor de Imunização, enfermeira Humberta Azambuja.
A receita pode ser prescrita por médico particular ou da rede pública, mas “é obrigatório levar essa receita, que deve ser providenciada com antecedência para evitar filas ou correr o risco de perder a oportunidade da vacina”, orientou Humberta.
A Campanha Nacional contra a Influenza em 2013 está marcada para o período de 15 a 26 de abril, em todas as Unidades de Saúde de Três Lagoas.
O “Dia D” da vacinação será no próximo dia 20 de abril, um sábado, quando estarão a serviço da população, equipes da Saúde em todas as Unidades dos Bairros, Pronto Atendimento (Postão) e também na Feira Livre, na Avenida Rosário Congro, no Centro.
GRUPO PRIORITÁRIO
Para a campanha contra a gripe, neste ano de 2013, o grupo prioritário de vacinação compreenderá as seguintes pessoas: crianças de 6 meses a 2 anos de idade; gestantes, independente da idade gestacional (meses de gravidez); mulheres no período puerpério, até 45 dias após o parto; pessoas com 60 anos de idade ou mais; trabalhadores da Saúde que atuam nos serviços de referência para Influenza; população privada de liberdade (população prisional); e, neste ano, estendida também a pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves de gripe influenza.
Em 2012, quando ainda estavam de fora as pessoas portadoras de doenças cônicas, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 12.603 doses da vacina antigripal.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para todos os grupo foi de 80%. No entanto, a cobertura total da campanha de 2012 chegou a 85,20%.
Para 2013, o Setor de Imunização estima que deverão ser aplicadas 14.792 doses da vacina, levando em consideração a inclusão de mais pessoas ao grupo prioritário para a vacinação.
Assessoria de comunicação