A prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB), participou da solenidade alusiva ao Dia Mundial do Consumidor, na manhã desta sexta-feira (15), no saguão do Paço Municipal Prefeito Rosário Congro (prédio da antiga Prefeitura), no Centro.
O evento, promovido pelo Órgão Municipal de Proteção ao Consumidor (Procon), pela primeira vez desde que foi criado por Lei Municipal, em 2003, propositura do então vereador Valdomiro Aguirre, teve a finalidade de mostrar a crescente importância e significado que tem na defesa dos direitos da população.
Na solenidade, juntamente com a apresentação de relatórios de prestação de serviços do Procon, no exercício de 2012, chegando a atender mais de 10 mil pessoas, o equivalente a 2.126 atendimentos, os presentes receberam exemplar do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, o “CDC de Bolso”.
A diretora do Procon de Três Lagoas, Lilian Campos, comentou sobre a importância do evento e fez referências ao ex-vereador Aguirre, que teve a iniciativa de apresentar na Câmara Municipal, a Lei que criou o Procon no Município.
“Pelas ações que desenvolve, defendendo os direitos do consumidor, hoje o Procon é um órgão respeitado, com força e poder muito grandes, agora muito mais fortalecido porque passou a estar integrado à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça”, observou.
“Graças ao apoio da prefeita Márcia Moura e das parcerias que estabelecemos com o Judiciário, estamos criando melhores condições para a celeridade da solução das questões de defesa dos direitos, nas reclamações que nos são apresentadas”, comentou Lilian.
“O Procon de Três Lagoas, para nossa alegria e satisfação, é um órgão que está evoluindo a cada ano, principalmente, pela agilidade que tem na resposta que se dá ao consumidor, quando é lesado nos seus direitos”, ressaltou o ex-vereador Aguirre.
Após a solenidade comemorativa do Dia Mundial do Consumidor, toda a equipe do Procon de Três Lagoas, devidamente uniformizada, percorreu as principais lojas do comércio central, distribuindo material informativo sobre os direitos do consumidor.
AUTORIDADES
Em meio às autoridades que prestigiaram o evento, estiveram presentes: vice-prefeito Luiz Akira; Promotor de Justiça de Defesa dos Direitos do Consumidor, José Luiz Rodrigues, acompanhado do Defensor Público, Alceu Conterato Júnior; secretários municipais Marco Garcia de Souza (Desenvolvimento Econômico), Eliane Brilhante (Saúde), Milton Gomes Silveira (Meio Ambiente), Paulo da Paz (Esportes –Sejuvel), Gilmar Meneguzzo (Finanças) e Silvânia Bersani (Gabinete); diretores de Departamento e Assessorias Especiais, como Gabriela Carvalho (Comunicação); diretora do Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat), Fátima Montanha; e ainda representante do Comando do 5º Grupamento de Bombeiros.
Juntamente com o vereador Marcos Bazé (DEM), representando o presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Aparecido Queiroz (PSDB), estavam também os vereadores Nilo Cândido (PDT), Adão da Apae (PMDB) e Apóstolo Ivanildo (PSB).
DINÂMICA DO CONSUMO
Hoje vivemos a dinâmica acelerada do consumo, como observou o Promotor Público de Defesa dos Direitos do Consumidor. “Precisamos nos preparar para a dinâmica do consumo porque a velocidade da transformação das coisas e da economia é muito rápida e hoje somos obrigados a comprar a consumir”, observou José Luiz.
Para tanto, a importância do trabalho do Procon, como reconhece a Promotoria Pública. “O trabalho feito pelo Procon de Três Lagoas, incentivado pela prefeita Marcia Moura, tem sido admirável. Vejo a vontade de trabalhar desta equipe”, disse.
No entanto, “precisamos estruturar ainda mais o Procon de Três Lagoas para esta guerra, que aí está, a da dinâmica do consumo, a dinâmica do vamos comprar, precisamos comprar, temos que comprar”, ressaltou.
“Esta equipe está marcando eficiência de presença e atendimento ao nosso consumidor”, elogiou a prefeita Marcia Moura.
“Estamos notando a eficiente presença do Procon nas ruas, nas lojas do nosso comércio, para dizer que a Lei existe e os direitos devem ser respeitados e observados”, comentou.
Quanto à estruturação do Procon, a que se referiu o Promotor Público, a prefeita de Três Lagoas observou: “Temos projetos desafiadores em nossa administração, voltados para a Saúde, obras de Infraestrutura, Educação, moradias populares e também melhorias na estrutura funcional do Procon”, anunciou a prefeita.
“Faremos tudo o que for necessário para melhorar, acelerar e facilitar as respostas que a população, o nosso consumidor espera do Procon”, garantiu Marcia Moura.
Assessoria de Comunicação