A International Paper apresentou na manhã desta quinta-feira (28), no Taj Hotel, o novo gerente geral da unidade de Três Lagoas, Marcelo Nale. Na ocasião, o gerente fez um balanço das principais iniciativas da empresa em 2012 e destacou o planejamento para o ano de 2013.
Em operação desde fevereiro de 2009, a fábrica de papel da International Paper em Três Lagoas comemora os seus quatro anos de história com recordes de produção. Hoje a unidade é capaz de operar com 15% acima do que a capacidade de quando foi projetada.
“Temos a possibilidade de produzir 230 mil toneladas de papel por ano, 30 mil toneladas a mais do que prevíamos quando a fábrica foi concebida. Isso é um reflexo de que o segmento de papel continua sendo prioridade para a International Paper e reforça ainda mais a visão estratégica que a companhia possui e o foco de seus negócios na América Latina”, destacou Marcelo Nale.
Nale ressaltou ainda a importância de todos os profissionais para atingir esse número de produção. “Temos equipamentos de ponta e investimentos contínuos em melhoria. Mas só chegamos nesse estágio em razão das pessoas que trabalham na companhia”.
A unidade em Três Lagoas foi a primeira fábrica de papel a ser construída pela IP fora dos Estados Unidos, seu país sede, em mais de 11 anos de história. Para a sua construção, foram investidos aproximadamente US$ 300 milhões. Atualmente, cerca de 370 pessoas trabalham na fábrica, entre profissionais próprios e terceiros. Grande parte da produção é destinada ao mercado interno.
NOVO GERENTE
Na International Paper há 18 anos, Marcelo Nale ocupava o cargo de gerente de Produção de Papel, Acabamento e Manutenção e assume como Gerente Geral da Fábrica.
Alcides Júnior de Oiveira, que ocupava o cargo, foi nomeado Diretor Industrial de Papel da Orsa International Paper, empresa de embalagens criada a partir de uma parceria entre International Paper e o Grupo Orsa, em janeiro deste ano.
SOBRE A IP
A International Paper é líder global na produção de papéis não revestidos e embalagens, com operações na América do Norte, Europa, América Latina, Rússia, Ásia e Norte da África. Seus negócios incluem a Xpedx, sua empresa de distribuição na América do Norte. Sediada em Memphis, nos Estados Unidos, a companhia emprega aproximadamente 68 mil pessoas, e está estrategicamente localizada em mais de 24 países, atendendo clientes em todo o mundo. O faturamento da International Paper em 2012 foi de US$28 bilhões.
No Brasil, com aproximadamente 2,6 mil profissionais, o sistema integrado de produção de papel para imprimir e escrever da International Paper é composto por três fábricas: duas no Estado de São Paulo e uma no Mato Grosso do Sul, na Cidade de Três Lagoas. Seus produtos, as linhas de papéis para imprimir e escrever Chamex e Chamequinho e a linha gráfica de papéis Chambril, são produzidos a partir de florestas 100% plantadas, renováveis e certificadas.
Em 2013, a companhia entrou no mercado de embalagens no país por meio de uma parceria com o Grupo Orsa. A companhia, chamada de Orsa International Paper Embalagens, possui aproximadamente três mil profissionais e é formada por três fábricas de papel para embalagens e quatro unidades produtoras de papelão ondulado para caixas e chapas.
Assessoria de Comunicação