A prefeita Marcia Moura (PMDB), o vice-prefeito Luiz Akira e todos os secretários municipais de sua Administração acompanharam a governadora em exercício de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet, deputado Eduardo Rocha (PMDB) e o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sergio Marcolino Longen, na visita que fizeram à Siderúrgica Três Lagoas (Sitrel), na manhã desta terça-feira (5).
A Sitrel, do Grupo Votorantim Siderurgia, é a primeira indústria do ramo a produzir vergalhões de ferro para a construção civil no estado de Mato Grosso do Sul. A indústria começou a operar já na expectativa de produzir, neste primeiro ano, 150 mil toneladas de vergalhões de aço e programa chegar à produção anual de sua capacidade máxima de 400 mil toneladas ano, em 2015.
A visita da prefeita de Três Lagoas e das demais autoridades oficializa a programação de inauguração da Sitrel, que é uma “joint venture” da Votorantim Siderurgia com o empresário Alexandre Grandene .
O empreendimento industrial conta com investimentos de R$ 270 milhões. Os testes a quente começaram no mês de outubro do ano passado e já em dezembro, a Sitrel obteve os registros de certificação e da conformidade do Inmetro, liberando o início da comercialização dos seus produtos.
Nesta primeira fase, a Sitrel proporciona 127 empregos diretos. A qualificação da mão de obra local – uma das premissas para a instalação da Sitrel – foi realizada por meio de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai) de Três Lagoas e a Múltipla. Durante o curso de 800 horas aulas, os candidatos receberam uma bolsa auxílio.
Conforme lembrou Simone Tebet, a vinda da indústria foi discutida na época em que era prefeita de Três Lagoas. Os incentivos fiscais do Estado foram decisivos para a instalação dessa siderurgia. “Ultrapassamos a barreira de 90% de incentivos fiscais”, lembrou.
A governadora em exercício comentou que a Sitrel tem um foco que é o mercado interno brasileiro. Vem para produzir aço para o Estado, Mato Grosso, interior de São Paulo e esse perfil deve baratear as indústrias que estão vindo para cá. “Vai baratear a obra, ou seja, esta siderurgia vai produzir e entregar matéria-prima para baratear novos investimentos da construção civil do nosso Estado”, ressaltou.
Na visita à Sitrel, a prefeita Marcia Moura enalteceu a grandiosidade do empreendimento e a moderna tecnologia na fabricação de vergalhões.
“Este é mais um empreendimento que muito nos orgulha e que dá destaque à cidade de Três Lagoas no cenário estadual e nacional”, resumiu Marcia Moura.
(Com informações da assessoria de Governo)
Assessoria de Comunicação