A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma série de ações sobre a Dengue em todas as Escolas da Rede Pública Municipal, Estadual e Particular, durante os meses de outubro, novembro e dezembro.
Além de palestras e distribuição de material educativo sobre Dengue, a mobilização das equipes de Educação em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, consistiu em “incentivar, provocar e prestigiar trabalhos pedagógicos, culturais e artísticos, incluindo gincanas e outras ações dentro e fora das escolas”, informou Fernando Garcia de Brito. Ele é coordenador da Educação em Saúde.
Nas palestras, proferidas em todas as escolas públicas e particulares de Três Lagoas, “procuramos motivar os alunos a participarem das ações de combate à Dengue, com o objetivo de se tornarem multiplicadores da responsabilidade que todos temos de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti”, resumiu Fernando.
A partir daí, com a participação dos educadores e educadoras e apoio da direção das Escolas e de toda a comunidade escolar, “os alunos desenvolveram trabalhos, cartazes, frases, redações, apresentações teatrais, músicas e até gincanas e arrastões em torno do assunto de combate à Dengue”, informou.
Um dos exemplos dessa participação foi a Escola Municipal Flausina de Assunção Marinho, do Bairro Santa Rita. No jornal interno dessa escola, “Jornal Encontro”, os alunos deram destaque às ações que realizaram contra a Dengue, no último trimestre do ano.
“Não esquecendo as ações das outras Unidades de Ensino, vale lembrar também o envolvimento da comunidade escolar da Escola Municipal São Carlos”, contou Fernando. Ele se referiu ao “arrastão contra a Dengue”, realizado nas imediações da Escola, envolvendo os moradores a manter limpos os seus quintais para evitar a formação de criadouros do mosquito.
Assessoria de Comunicação