A Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), realiza durante todo o mês de outubro ações em alusão ao Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro.
De acordo com a secretária Maria Lúcia Firmino, atendendo as novas exigências na prática com a pessoa idosa, a Política de Assistência Social criou serviços especializados para este público desenvolvidos nos CRAS e CREAS. Os serviços têm como objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários bem como prevenir violação de direitos e rompimento de vínculos, explicou.
Atualmente o município de Três Lagoas atende em média 350 idosos dos núcleos da Terceira Idade, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, por meio dos CRAS, que oferece diversas ações como palestras, cursos de pintura, crochê, pintura em tela, aulas de dança, música e violão, além de atividades de lazer como passeios, jogos de mesa e festas comemorativas. Há ainda o acompanhamento dos idosos e seus familiares que recebem o Beneficio de Prestação Continuada (BPC), totalizando 820 beneficiários.
Já o CREAS executa o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado as Famílias e Indivíduos (PAEFI), tendo como objetivo o apoio, orientação e acompanhamento às famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Desenvolve ações que direcionam para a promoção de direitos, preservação e fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais.
Segundo a coordenadora do CREAS, Vera Lúcia Rodrigues Renó, de janeiro a setembro desse ano foram realizados 110 atendimentos a pessoa idosa com os direitos violados mediante negligência, abandono, violência física e psicológica.
Assim, os profissionais desta unidade, atuam na intervenção na realidade social, buscando estratégias para superar a exclusão e as diversas formas de violação de direitos, prioriza os indivíduos e famílias, com atendimentos especializados de apoio, orientação, acompanhamentos e encaminhamentos a serviços ofertados na Rede Socioassistencial, visando a garantia de direito e qualidade de vida conforme preconiza o Estatuto do Idoso, reforçou Vera.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO