Na noite desta terça-feira (4), o anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Unidade I) foi palco do Concerto turnê Open Source Guitars, com a Orquestra de Violões da Universidade de Música de Trossingen, da Alemanha.
A diretora de Cultura, Vickie Vituri, agradeceu a presença do público que acompanhou o concerto e falou sobre a oportunidade de Três Lagoas ser uma das cidades brasileiras contempladas para apresentação da Orquestra. Somos uma cidade privilegiada, pois essa Orquestra está percorrendo o Brasil, já passoupor quatro municípios e Três Lagoas é a 5ª cidade a receber o concerto. Estávamos há dois anos tentando esse intercâmbio, destacou Vickie, ressaltando que Três Lagoas está equiparada a eventos culturais dos grandes centros.
No período vespertino, o grupo se apresentou para 250 alunos da Rede Municipal de Ensino (REME).
Prestigiaram o concerto os secretários municipais Odair Biassi (Administração) e Marco Garcia de Souza (Desenvolvimento Econômico), o chefe de Gabinete, Germano Molinari, a coordenadora de projetos musicais, Cidinha Mariano, diretores, coordenadores, servidores municipais e comunidade em geral.
O concerto é aberto para todas as idades com entrada gratuita.
PROJETO VIOLÃO EM CENA
O público acompanhou a abertura do evento com a participação de dez alunos do Projeto Violão em Cena, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do Departamento de Cultura. O projeto atende atualmente 50 alunos (de 12 a 18 anos) e tem como finalidade a formação musical básica e a inclusão social, através do desenvolvimento de um curso de violão e teoria musical, direcionado a crianças e adolescentes, iniciantes ou iniciados, matriculados na rede pública de ensino com aulas gratuitas de teoria e prática.
O grupo tem como mestre Professor André Ricardo Lopes
ORQUESTRA DE VIOLÕES DA UNIVERSIDADE DE MÚSICA DE TROSSINGEN
O grupo percorreu o Brasil em uma turnê de três semanas, encerrando as apresentações em Três Lagoas. Eles também se apresentaram em Belém, Rio de Janeiro, São Paulo e em algumas cidades da Amazônia.
São 14 violonistas, todos com violões principais que vão se alternando na apresentação com o acompanhamento da Orquestra. O programa é bastante variado com influências de diversas partes do mundo. A orquestra é regida pelo musicista Helmut Oesterreich.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO