‘
A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, por meio das equipes do Departamento de Obras e Serviços (DOS), inicia as ações da Saúde na Comunidade Juntos com Responsabilidade, no Setor 6 da Cidade, nesta quarta-feira (1º de agosto).
Este Setor engloba o Centro e o Bairro Colinos, abrangendo todas as propriedades e residências, casas comerciais, escritórios, consultórios e clínicas da área urbana, desde a Avenida Filinto Müller até a Avenida Ranulpho Marques Leal e da Avenida Rosário Congro até a Rua João Gonçalves de Oliveira, onde também estão incluídos os bairros do Conjunto Habitacional Jardim Caçula e Jardim Primaveril.
A primeira etapa do conjunto de ações das equipe da Saúde na Comunidade, que é a divulgação, visita a todas as residências e demais estabelecimentos, com a distribuição de sacos de lixo e material educativo de esclarecimentos sobre a Dengue e Leishmaniose, deverá estender-se por tempo indeterminado.
No entanto, no Centro comercial, as ações das equipes do DOS, no recolhimento de lixo, notadamente, de eventuais criadouros de mosquitos, deverá ser nos dias 1º, 2 e 3, ou seja, nesta quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, das 6h às 7 horas, para não prejudicar o trânsito do Centro, observando a circulação restrita de caminhões e veículos pesados.
Neste mesmo Setor, assim como ocorreu nos demais, as caçambas para recolhimento do lixo deverão ser colocadas em pontos estratégicos, para que as pessoas depositem ali os sacos de lixo e os criadouros de mosquitos, recolhidos nas residências e quintais das casas e também nos fundos dos comércios e depósitos a céu aberto.
Nas caçambas não se deve jogar galhadas nem entulhos, mas somente os criadouros de mosquitos recolhidos, voltou a lembrar o coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia de Brito.
Como nos outros Setores, todas as equipes de Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias estarão atuando nestas ações da Saúde na Comunidade, informou.
Para o sucesso das ações do Saúde na Comunidade neste Setor, especialmente no Centro, é imprescindível a participação e colaboração dos proprietários e gerentes de lojas, restaurantes e lanchonetes, recomendou Fernando.
As fachadas e calçadas do nosso comércio estão sempre limpas, bonitas e organizadas. No entanto, há necessidade de atenção especial e contínua também para os quintais, os fundos das nossas lojas comerciais, os depósitos, onde infelizmente se concentram condições favoráveis à criação e proliferação do mosquito transmissor da dengue, alertou o coordenador de Educação em Saúde.
Assessoria de Comunicação