‘Segundo o que preconiza o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho de Três Lagoas desenvolve ações a partir dos níveis de proteção social, divididos como básica e de média e alta complexidade.
A Gestão Municipal da Assistência Social tem como objetivo planejar e executar a Política Municipal de Assistência Social, a articulação com as demais Políticas Públicas, Conselhos Setoriais e de Direitos e Entidades Não Governamentais que atuam na área Social do Município.
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA
Estão inseridos nos serviços de proteção social básica os atendimentos realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Atualmente, Três Lagoas possui quatro CRAS que são responsáveis pela oferta de serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, visando a orientação e o fortalecimento do convívio sociofamiliar e comunitário, fomentando assim uma independência econômica.
Nos Centros de Referência de Assistência Social são executados o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
PROTEÇÃO E ATENÇÃO INTEGRAL A FAMÍLIA (PAIF)
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família é um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Dentre os objetivos do PAIF, destacam-se o fortalecimento da função protetiva da família
a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários