A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantêm duas Casas de Apoio, uma em Campo Grande e outra em Barretos (SP), como referência e local de repouso de pacientes e acompanhantes que se deslocam diariamente a esses centros médicos para tratamento de alta e média complexidade.
Tanto para Campo Grande, como para Barretos, viajam diariamente, por conta da Prefeitura de Três Lagoas, de segunda-feira a sexta-feira, em média 40 pessoas, entre pacientes e seus respectivos acompanhantes, encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Em Barretos, onde são tratados os pacientes com câncer, a Casa de Apoio presta homenagem à Enfermeira Maria Luiza Gaspar, da Unidade de Saúde do Bairro Paranapungá, onde ficou conhecida pela sua dedicação e atenção, como servidora pública municipal. A enfermeira, que dá nome à Casa de Apoio de Barretos, faleceu recentemente de câncer.
Em Campo Grande, onde também são tratados pacientes de alta e média complexidade, em várias especialidades médicas, a Casa de Apoio presta homenagem ao Doutor Enilson Rosa Ribas.
O dentista, também falecido de câncer, por muitos anos foi servidor público municipal da Saúde, prestando serviços no Centro Odontológico de Três Lagoas.
Tanto a Casa de Apoio Enfermeira Maria Luiz Gaspar (Barretos), como a Casa de Apoio Doutor Enilson Rosa Ribas (Campo Grande) possuem toda a estrutura necessária para proporcionar o necessário descanso aos pacientes, como assegurou a secretária de Saúde, Eliane Brilhante.
Além dos dormitórios, mobiliados com camas e colchões, as duas casas oferecem sala de estar com TV, cozinha para café e lanche e instalações sanitárias com chuveiros.
As duas Casas de Apoio se fazem necessárias, do ponto de vista humano e social, para amenizar os transtornos e o sofrimento de todas essas pessoas, que precisam deslocar-se até esses centros, comentou Eliane Brilhante.
Assessoria de Comunicação