‘Em todos os anos, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, através do Departamento Municipal de Trabalho tem oferecido cursos de qualificação profissional para a comunidade, usuários cadastrados nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e idosos dos grupos de convivência, também atendidos pela Secretaria.
Somente em 2011, a Secretaria de Assistência Social entregou 1,6 mil certificados de qualificação profissional em diversas áreas. Entre os cursos mais procurados pela população estão o de salgados, corte de cabelo e escova, sobrancelha, manicure e pedicure, depilação, inclusão digital, tear, tear avançado, costura industrial, doces, desossa de frango, confeitaria, colorimetria, cozinha brasileira, empreendedorismo, maquiagem, recepção, técnica básica em vendas e panificação.
Os Grupos de Convivência da Melhor Idade também participam dos cursos. Para esse público são destinadas aulas de tricô, biscuit, bordado em vagonite, pintura em tela, crochê, tear em prego, dança, jogos, violão, teclado e coral.
Pensando na valorização profissional e pessoal dos alunos, a Secretaria também organiza periodicamente exposições de trabalhos manuais confeccionados ao longo dos cursos. As peças expostas são vendidas a preços acessíveis à população.
Para a diretora do Departamento de Trabalho, Mara Carrara é uma alegria quando nós conseguimos iniciar e terminar um curso. Em todas as áreas profissionais oferecidas aos alunos, tem uma aula de empreendedorismo para que eles sejam orientados de como abrir e cuidar do seu próprio negócio, destacou.
A secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Maria Lúcia Firmino, explicou que todo trabalho desenvolvido vem ao encontro do progresso vivido por Três Lagoas através da inclusão das pessoas que chegam à Cidade e daquelas que já vivem aqui. O objetivo dos cursos é oferecer às famílias qualificação e geração de renda de forma mais rápida, dando estrutura para que essas famílias consigam, através do trabalho, sair da situação de vulnerabilidade, pois não adianta dar o peixe, temos que ensinar a pescar, reforçou Maria Lúcia.
Os referidos cursos são realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) São João, Vila Piloto, Interlagos, Ruth Filgueiras e para os Grupos de Convivência, Núcleo de Inclusão Produtiva e na sede da Secretaria de Assistência Social.
EXEMPLOS DE SUCESSO
Aluna dos cursos de Doces e Sobrancelha, Angélica Barbosa Domingues contou como foi ter participado dos cursos e o que mudou após sua qualificação profissional. Montei uma sala de estética na minha casa e faço sobrancelha, manicure, depilação e na próxima semana começo a trabalhar com limpeza de pele. Após os cursos me sinto mais confiante para executar o meu trabalho e consigo transmitir essa confiança para as minhas clientes. Além disso, faço trufas e aproveito para vender na minha sala de estética. Vendo muito bem, pois não tem uma mulher que resista a um chocolate, contou Angélica que ainda disse estar sempre informada sobre novos cursos e oportunidades.
Já a aluna Marcia Carolina Rodrigues Santos disse continuar sua qualificação profissional. Fiz o curso de manicure e pedicure oferecido gratuitamente pela Secretaria de Assistência Social e atendo minhas clientes a domicílio ou na minha casa. Também recebi uma proposta de emprego em um salão e comecei um outro curso de manicure particular que não deixa nada a desejar ao curso gratuito que fiz através da Assistência Social. Valeu muito a pena!, concluiu Marcia.
CURSOS JÁ QUALIFICARAM 255 PESSOAS EM 2012
De acordo com o relatório do Departamento Municipal de Trabalho de fevereiro a maio de 2012 foram qualificadas 255 pessoas que participaram dos cursos de Inclusão Digital, Salgado, Corte de Cabelo e Escova, Tear, Recepção, Costura Industrial, Confeitaria e Desossa de Frango.
Segundo a diretora do Departamento de Trabalho, Mara Carrara, ainda estão em andamento os cursos de Manicure e Pedicure, Sobrancelhas e Técnicas de Vendas. Para a próxima semana está previsto o início do curso de panificação e o de Inclusão Digital para o começo de agosto. Vamos iniciando os outros cursos conforme forem chegando os materiais, explicou Mara.
Ainda para o segundo semestre estão previstos os cursos de Depilação, Bijuterias, Maquiagem, Colorimetria, Doce, Panificação, Empreendedorismo, Cozinha Brasileira, Camareira, Patch Apliquê, Decoupage e Sabão.
As inscrições para os cursos podem ser feitas nos CRAS São João, Interlagos, Ruth Filgueiras e Vila Piloto.
INCLUSÃO DIGITAL
O curso é de responsabilidade social da Petrobras, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e realizado no Núcleo de Inclusão Produtiva. O projeto atende 132 alunos, acima de 12 anos, divididos em seis turmas.
Durante o curso os alunos aprendem digitação, Windows XP, Word, Excel e Internet. As aulas são realizadas em três horários distintos sendo das 7h30 às 10h30
13h30 às 16h30 e das 18h30 às 20h30, de terça-feira a sexta-feira nos horários diurno e noturno de segunda-feira a quinta-feira.
‘