O Departamento Municipal de Trânsito e Sistemas Viários (Deptran) prepara mudanças no sentido de direção do tráfego de veículos na Rua Maria Guilhermina Esteves e na Rua Protázio Garcia Leal, a partir da Avenida Clodoaldo Garcia, no Bairro Santos Dumont.
Faixas orientando a população e os condutores de veículos já foram afixadas nas duas ruas e as alterações deverão entrar em vigor dentro de 15 a 20 dias, como informou a diretora do Deptran, Creusa Ramos Ferreira.
A Rua Maria Guilhermina Esteves terá o sentido único de direção de tráfego de veículos, desde o seu início, na passagem de nível da linha férrea, no Santa Luzia, até ao semáforo do cruzamento com a Avenida Clodoaldo Garcia, na esquina do Ginásio Municipal de Esportes Cacilda Acre Rocha. A mão única de direção será no sentido Santa Luzia à Avenida Clodoaldo Garcia.
Para tanto, uma das medidas de sinalização, para o início dessa mudança, será afixar no semáforo a placa de proibição de conversão à direita de quem trafega pela Avenida Clodoaldo Garcia em direção a Campo Grande e proibição de conversão à esquerda, de quem vem em direção ao Centro pela mesma avenida.
A opção de quem trafega pela Avenida Clodoaldo Garcia em direção aos bairros Santa Terezinha, Santa Luzia (Cemitério Municipal), Ipacaraí e adjacentes, é a Rua Protázio Garcia Leal. Nesta rua, o fluxo de trânsito será no sentido Clodoaldo Garcia aos bairros.
As mudanças, dando a trechos dessas ruas sentido único de direção, foram propostas do 2º Seminário Municipal de Segurança Pública e aprovadas por 90% dos moradores, usuários e condutores de veículos, em pesquisa realizada pelo Deptran.
FAIXAS
Feita a consulta à população, colocamos várias faixas anunciando as mudanças. Em seguida, estaremos mudando a sinalização e colocando novas placas que se fizerem necessárias, informou a diretora do Deptran.
As mudanças passarão a valer somente dentro de 15 a 20 dias, para que os condutores não aleguem falta de informações quanto às alterações do fluxo de tráfego, disse Creuza.
O objetivo principal das mudanças é aumentar a segurança, principalmente, na Rua Maria Guilhermina Esteves, onde têm ocorrido sérios problemas no trânsito, completou.
A diretora do Deptran antecipou: se percebermos que esse trecho da Guilhermina Esteves vai transformar-se em corredor de velocidade, com abuso dos condutores, iremos tomar ainda outras medidas, informou Creusa.
Uma delas será a interrupção de via preferencial em alguns cruzamentos, para quebrar a velocidade, explicou.
Assessoria de Comunicação