Terminou nesta quarta-feira (27) o curso de Análise Ergonômica do Trabalho (AET), promovido pelo Ministério do Trabalho, através do Escritório de Representação do Mato Grosso do Sul, da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho), com o apoio e logística da Secretaria Municipal de Administração, através do SESMT.
O curso, iniciado na última segunda-feira (25) e com programação de 20 horas/aula, teve a participação de 36 pessoas, na sua maioria de Três Lagoas, e com alunos das cidades paulistas da Região, como Araçatuba, Ilha Solteira, Andradina e Presidente Prudente, entre outras.
Na sua maioria, participaram profissionais ligados à segurança e medicina do trabalho, como, técnicos de segurança do trabalho, engenheiros e fisioterapeutas.
O curso foi ministrado pela mestra em Ergonomia, doutora em Engenharia de Produção, graduada em Educação Física e professora adjunta da UFMS, Deise Guadalupe de Lima Vagula, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social e Educacional (CRASE) Coração de Mãe.
A professora abordou os seguintes conteúdos: LER/DORT, Introdução à Ergonomia, Bases da Ergonomia para a AET, Antropometria, Trabalho com Microcomputadores, Trabalho Pesado e Manuseio de Cargas, Ferramentas de AET, Metodologia de AET, Legislação relacionada ao tema e a Ginástica Laboral como prática nas empresas.
O curso foi gratuito e se pediu apenas dos participantes um quilo de mantimentos não perecíveis, a título de colaboração. Foram arrecadados mais de 150 kg de mantimentos, cinco litros de leite e um litro de óleo. Os mantimentos deverão ser encaminhados à secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho para distribuição às famílias carentes.
Assessoria de Comunicação