A prefeita Márcia Moura (PMDB), acompanhada da secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Maria Lúcia Firmino, visitou na manhã desta terça-feira (19) o Centro de Convivência Tia Nega, a Colônia Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus (Semiaberto) e a Penitenciária de Segurança Média. Na ocasião, foram entregues 435 cobertores arrecadados durante a Campanha do Agasalho deste ano.
CENTRO DE CONVIVÊNCIA TIA NEGA
No Centro de Convivência Tia Nega foram entregues 85 cobertores e 85 pares de meias aos assistidos do local. Em nome dos idosos, a secretária de Assistência Social agradeceu a participação da população e entidades parceiras durante a Campanha do Agasalho que arrecadou em 2012 mais de 50 mil peças (entre roupas, calçados e cobertores). Estamos aqui mais uma vez porque temos um carinho especial por vocês que já trabalharam, criaram seus filhos e são exemplos para todos nós. Agradeço também ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia que nos doou 300 pares de meias os quais já encaminhamos uma quantidade para as crianças do abrigo Poço de Jacó e estamos entregando mais 85 pares a vocês, disse Maria Lúcia.
As meias doadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico foram apreendidas por fiscais no início do mês de março e encaminhadas à Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho para a doação. De acordo com o Código de Postura do Município é proibida a venda de produtos industrializados por esses comerciantes, ficando somente autorizada a venda de produtos alimentícios, bebidas não alcoólicas e artesanato.
A prefeita Márcia Moura parabenizou o trabalho desenvolvido no local e o carinho que a equipe técnica tem com os idosos. Agradeço a todos vocês em nome da coordenadora Margarida Lopo, carinhosamente chamada por vocês de Mainha. Fico muito feliz poder participar desta entrega. É uma oportunidade para todos nós convivermos com vocês que são nossos exemplos de vida, conquistas e garra, destacou Márcia Moura.
Trabalhamos com o coração para vocês que plantaram e hoje estão colhendo os frutos, enfatizou a coordenadora do Tia Nega, Margarida Lopo.
Em um depoimento emocionado, a aposentada Leonor Duarte dos Santos falou sobre os benefícios que as atividades desenvolvidas no local trouxeram para sua qualidade de vida e saúde. Há um ano estava acamada com problemas de reumatismo, fibromialgia e calculo renal. Fui encaminhada para participar das atividades daqui e após os alongamentos, a fisioterapia e a convivência com outras pessoas, abandonei os remédios e me sinto bem melhor. Isso aqui é um aprendizado, várias pessoas deveriam ter essa oportunidade, acrescentou Leonor.
COLÔNIA PENAL INDUSTRIAL PARACELSO DE LIMA VIEIRA JESUS (SEMIABERTO)
Dando sequência às visitas e às entregas de cobertores, a prefeita Márcia Moura e a secretária Maria Lúcia Firmino foram recebidas pelo responsável da Unidade Penal, Clayton Barcelos e pela assistente social, Sara Regina Rodrigues Cavalcante, que receberam a doação de 100 cobertores.
A prefeita Márcia Moura destacou a realização de projetos culturais no local e a participação dos internos em programas de capacitação de mão de obra. Vocês são pessoas cheias de vida e cercados de pessoas especiais. Aqui vocês têm a oportunidade de trabalhar com a possibilidade de sair e serem inseridos no mercado de trabalho. Temos que estar junto de vocês, oferecendo um caminho útil e saudável para que vocês passem por mais esta etapa da vida, observou Márcia Moura.
Segundo informações da Secretaria de Assistência Social, através do Departamento de Trabalho, aproximadamente 40 pessoas da Colônia Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus (semiaberto) já fizeram a pré-inscrição para o Programa Projovem Trabalhador.
PENITENCIÁRIA DE SEGURANÇA MÉDIA
Já na Penitenciária de Segurança Média, a prefeita e a secretária foram recepcionadas pelo diretor da Unidade Penal, Claudiomar Suszek e o assessor da direção, Edson Sobrinho, que receberam a doação de 250 cobertores. para os internos do local.
Segundo o diretor, são oferecidas diversas oportunidades de qualificação profissional e trabalho, que são situações que beneficiam o dia a dia dos internos quanto à ociosidade, remuneração e redução de pena. Claudiomar também destacou a realização de projetos culturais com aulas de acordeom, desenho industrial e violão que já completam seis meses.
Fizemos uma campanha este ano e com o apoio dos parceiros arrecadamos quase 50 mil peças e sempre lembramos de vocês, que estão aqui de passagem, e sairão prontos para abraçar essa Três Lagoas que está cheia de oportunidades, finalizou Márcia Moura.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO