‘
A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas registrou 100 casos notificados e três confirmados de dengue, no mês de maio. A redução de casos de dengue na Cidade vem se acentuando desde março, quando foram notificados 306 casos. No mês de abril, esse número já caiu para 176, quando também foram confirmados 32 casos da doença.
Levando em conta os altos números de janeiro (561) e os de fevereiro (554), percebe-se uma redução considerável da doença, graças às ações continuadas das equipes de Agentes de Combate a Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a maio, o número de casos notificados chegou a 1.697. Desse total, conforme resultados laboratoriais, tivemos 339 casos confirmados e 180 foram declarados negativos.
Essas ações veem sendo desenvolvidas, de modo mais intenso e programadas pelas equipes de trabalho da lançada operação Saúde na Comunidade Juntos com Responsabilidade.
Essas ações começaram no início de março, no Bairro Nossa Senhora Aparecida e bairros adjacentes e já percorreram todas as residências de outros setores da Cidade.
Além das visitas domiciliares e palestras de conscientização da população quanto à necessidade de participar e se envolver nesta campanha, como diz o slogan Saúde na Comunidade Juntos com Responsabilidade, estão sendo feitas outras várias ações, como roçada e limpeza de terrenos e a coleta de lixo, entulhos e materiais favoráveis à criação de mosquitos, especialmente aqueles propícios ao armazenamento de água.
Esse trabalho vem sendo feito pelas equipes do Departamento de Obras e Serviços (DOS), coordenadas por Agamenon Alves de Oliveira, já que a Secretaria Municipal de Obras é importante parceira na realização da Saúde na Comunidade Juntos com Responsabilidade.
Conforme consta no material de divulgação, uma das ações da Saúde na Comunidade é a coleta de lixo. Tire o lixo do quintal, coloque tudo na caçamba, é o apelo a toda a população, para que sejam eliminados os focos criadouros de mosquitos.
Desde a última semana de abril, as ações da Saúde na Comunidade estavam sendo realizados no Setor 3, que abrange os bairros Vila Haro, Santa Terezinha, Maristela e bairros adjacentes, envolvendo a participação de moradores de mais de 5 mil residências.
http://www.treslagoas.ms.gov.br/public/noticias/16757-saude-na-comunidade-vem-reduzindo-registro-de-casos-de-dengue.jpg