‘
O Departamento Municipal de Trânsito e Sistemas Viários (Deptran) irá intensificar as ações de fiscalização de veículos estacionados nas calçadas e outros locais proibidos, principalmente nas vias de maior fluxo de trânsito, no Centro e nos Bairros.
A informação é do diretor do Deptran, Milton Gomes Silveira. É necessário partirmos para esta ação de fiscalização, porque são muitos os abusos e existem locais de intenso fluxo de veículos e pedestres, onde as calçadas precisam estar liberadas, para não corrermos riscos de sérios acidentes de atropelamento, disse o diretor do Deptran.
A fiscalização, que poderá resultar em autuações e multas, previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e de competência do Município, deverá ser feita pelos policiais militares, do Pelotão de Trânsito do 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM), com quem a Prefeitura mantém convênio para esta finalidade específica.
O objetivo principal desta ação de intensa fiscalização, além de educar os nossos condutores, é coibir abusos de motoristas que estacionam seus veículos nas calçadas, prejudicando o tráfego de pedestres e colocando em risco a sua segurança, observou a chefe de Educação no Trânsito do Deptran, Creusa Ramos.
Ao andar pela calçada, como é seu direito, quando se depara com um veículo estacionado à sua frente, sem opção de continuar, o pedestre corre sério risco de ser atropelado, quando precisa desviar-se de seu percurso, por causa de veículos irregularmente estacionados, explicou Creusa.
Essa infração, a de estacionar o veículo no passeio público, está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 181, Incisos IV e VIII. É uma infração grave. Além da multa, o dono do veículo recebe cinco pontos negativos no prontuário da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além da desobediência à legislação de trânsito, o motorista que estaciona seu veículo em cima da calçada demonstra não possuir bom senso e falta de respeito com o pedestre, obstruindo o seu direito de ir e vir, comentou Milton Silveira.
Estas ocorrências infelizmente, costumam ser mais frequentes nas ruas Guilhermina Esteves e João Dantas Filgueiras, informou Creusa Ramos.
O mais grave é que estas duas vias são de fluxo intenso de veículos. O veículo estacionado em cima da calçada obriga o pedestre a ter que andar no leito da rua, correndo sério risco de ser atropelado, alertou.
http://www.treslagoas.ms.gov.br/public/noticias/16237-deptran-intensifica-fiscalizacao-de-veiculos-estacionados-irregularmente.jpg