A prefeita Márcia Moura (PMDB) esteve no Recinto do Plenário da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (21), onde estavam reunidos os pacientes que irão se submeter à cirurgia de cataratas nos próximos dias 27, 28 e 29.
A reunião se faz necessária para preparar e orientar o paciente sobre os principais procedimentos e recomendações pré e pós cirúrgicos de catarata.
Contato, acompanhamento e orientações aos pacientes são comumente feitos pelo setor de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Saúde, como explicou a assistente social, Wanessa Cândido Pirola. Ela estava acompanhada do servidor Luiz Aparecido Pinto, também do mesmo setor. A eles coube orientar este novo grupo de pacientes.
Para a realização de cirurgias de catarata deste grupo de 109 pacientes, pré-selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Três Lagoas recebeu os recursos diretamente do Ministério da Saúde.
Além destas 109 cirurgias, marcadas para os dias 27, 28 e 29, com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), a prefeita Márcia Moura, conforme anunciou recentemente, determinou ao secretário de Finanças, Planejamento e Controladoria Geral, Walmir Marques Arantes, que viabilizasse recursos próprios do Município, mais de R$ 1 milhão, para a realização de 1.361 cirurgias eletivas.
Nesse total, estão incluídas mais de 400 cirurgias de catarata, como informou a secretária de Saúde, Eliane Brilhante. Os recursos do SUS dão somente para a realização deste número de cirurgias, mas, graças à sensibilidade da prefeita Márcia Moura, serão realizadas, em breve, outras 400 a mais, confirmou Eliane Brilhante.
Se alguém estiver na lista, alguém conhecido ou da família de vocês, não desanime ou se desespere, a vez está chegando, garantiu a secretária de Saúde, referindo-se à programação das 400 novas cirurgias de catarata.
É desumano ver tantas pessoas sofrendo à espera da vez de uma cirurgia de catarata, de uma hérnia ou de uma artroplastia de joelho ou de quadril. A saúde é a principal porta para as pessoas melhorarem as condições de vida. Sem ela as demais possibilidades e oportunidades tornam-se em vão, disse a prefeita Márcia Moura, quando anunciou a liberação de recursos para as cirurgias eletivas.
Olhar, ver e enxergar tornam as pessoas diferentes e melhores
Ao manifestar sua alegria em poder encontrar-se com este grupo de pacientes que irão submeter-se à cirurgia dos olhos, a prefeita Márcia Moura comentou que, são momentos como este que nos animam a continuar trabalhando por vocês e pela nossa população, disse.
Quanto à importância da cirurgia de catarata para quem tem problemas de visão, Márcia Moura disse: Olhar, ver e enxergar tornam as pessoas diferentes, melhores e mais saudáveis. Vocês terão essa oportunidade com a cirurgia de cataratas, disse.
Através do olhar, a gente pode admirar e amar mais aqueles que nos rodeiam e que também nos querem bem, completou a prefeita.
Enquanto estivermos à frente da administração da nossa Três Lagoas, não cansaremos na busca de melhorias para a saúde da nossa população, assegurou Márcia Moura.
Assessoria de Comunicação